Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / PIBIC / Projetos aprovados / 2007/2008 / Processos Gerenciais em ONG's como garantia à governança tripartite: o caso projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo (PMMR-SBC)

Processos Gerenciais em ONG's como garantia à governança tripartite: o caso projeto Meninos e Meninas de Rua de São Bernardo do Campo (PMMR-SBC)

Aluno: William Vieira Gomes

Trata-se de pesquisa qualitativa que se propõe ao diálogo crítico entre as ciências da administração voltadas tradicionalmente as organizações com fins lucrativos e o acúmulo da Cátedra Gestão de Cidades em relação a governança tripartite como garantia da cidade justa e desejável. Reconhecendo que a governança se estabelece no diálogo entre os três poderes: o político, o econômico e o social, as ONG’s representam papel fundamental por se localizarem no poder social e de forma gradativamente crescente, no Brasil, principalmente a partir da década de 90. Esse rápido crescimento ocasionou problemática do não desenvolvimento interno e em seus processos gerenciais. Com isso, se justifica a urgência de pesquisas que possam sistematizar experiências que permitam reflexão aprofundada no campo da gestão organizacional em ONG’s. Para atender essa demanda a pesquisa tem como objetivos: Analisar o processo de gestão de ONG’s em diálogo com o acumulo da Cátedra Gestão de Cidades no tema governança local-regional e estabelecer diálogo crítico entre as teorias organizacionais clássicas e a exigência de novos modelos de gestão sustentável de ONG’s. Por meio de metodologia qualitativa de inspiração fenomenológica o material de análise constará de pesquisa bibliográfica, caracterização do PMMR-SBC, pesquisa documental, diário de campo, coleta das entrevistas com funcionários do PMMR-SBC, registro das reuniões focais. Esse material será organizado em relatório único em linguagem dos processos gerenciais. Após, serão levantados as unidades de sentido que serão agrupadas em categorias analíticas. Os resultados serão apresentados aos sujeitos da pesquisa para serem validos com vistas a elaboração do relatório final que será publicizado em congressos científicos e artigo científico.


Comunicar erros