Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / PIBIC / Projetos aprovados / 2007/2008 / Eletromiografia dos músculos da face durante a deglutição de indivíduos com má clusão

Eletromiografia dos músculos da face durante a deglutição de indivíduos com má clusão

Aluna: Iasmine Jatahy

O objetivo do presente estudo é aliviar a atividade muscular durante a deglutição de água em indivíduos com mal-oclusão dentária.

A amostra deste estudo será composta por 50 indivíduos, na faixa etária entre 17 e 45 anos com mal-oclusão dentária. Serão avaliados os músculos: temporal anterior, esternocleidomastoídeo, massater e digástrico, tanto do lado direito quanto do lado esquerdo, simultaneamente e posicionando um eletrodo na região peitoral do paciente correspondente ao fio terra. O instrumental para a realização da Eletromiografia - biofeedback será composto de eletromiógrafo de 8 canais, acoplado a um microcomputador que processa o sinal EMG e converte o sinal digital em analógico, apresentando uma linha independente para cada canal, na tela do monitor colorido, em tempo real. Os eletrodos serão posicionados e auto-colados sobre os músculos da face dos pacientes. Esta pesquisa estará sendo realizda em parceria com a UNIFESP-EPM que permitiu a realização dos exames com o eletromiógrafo-biofeedback.

Os registros eletromiográficos serão avaliados com os indivíduos sentados em uma cadeira odontológica, numa sala com luz de baixa intensidade e música ambiente para que os indivíduos fiquem o mais relaxado possível

Posteriormente uma fonoaudióloga irá solicitar que o indivíduo degluta 10 ml de água e posteriormente 20 ml de água. Após esta avaliação, os achados eletromiográficos serão computados e analisados  estatisticamente.


Comunicar erros