Programas de iniciação científica anunciam projetos aprovados
30/06/2015 10h54
“As práticas jornalísticas no jornalismo contemporâneo - um olhar feminino”; “Sintomas depressivos em pessoas envolvidas em violência doméstica”; e “Bancada evangélica e a redução da maioridade penal: uma análise teórica”: estes são alguns dos 31 projetos aprovados para as bolsas dos programas PIBIC e PIBID 2015-2016.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é um programa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que visa a inserção de estudantes universitários na área de pesquisa, contribuindo para a criatividade na vida acadêmica, desde a primeira etapa da formação no contexto universitário.
Já o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) busca contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, fortalecendo a capacidade inovadora das empresas, além de auxiliar na formação do cidadão pleno, com condições de participar de forma criativa e empreendedora na sua comunidade.
Os alunos aprovados recebem bolsas da Metodista e CNPq durante um ano, a partir de agosto de 2015, e os resultados dos projetos serão apresentados em 2016 no Seminário PIBIC/UMESP de Pesquisa e no Seminário PIBITI/UMESP de Pesquisa, parte do Congresso Metodista.
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) - Projetos aprovados 2015-2016
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) - Projetos aprovados 2015-2016