Ciência sem Fronteiras abre inscrições para bolsas de graduação sanduíche
25/08/2014 10h25 - última modificação 13/11/2014 15h19
O Programa Ciência sem Fronteiras, promovido pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), abre inscrições para bolsas de graduação sanduíche.
Com o objetivo de promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional, o programa oferece bolsas em 21 países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.
Para participar, o aluno precisa:
- Apresentar nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos em exames realizados a partir de 2009;
- Apresentar teste de proficiência no idioma aceito pela instituição destino;
- Ter integralizado no mínimo 20% e, no máximo, 90% do currículo previsto para seu curso no momento do início previsto da viagem de estudos;
- Ser homologado pela instituição de ensino superior de origem;
- Os candidatos devem se inscrever para estudar em um país apenas.
A bolsa concedida custeará a permanência do aluno pelo período de estudo no país, como mensalidade do curso, auxílio instalação, seguro-saúde, auxílio deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio material didático para compra de computador portátil ou tablet.
As inscrições podem ser realizadas até 29 ou 30 de setembro de 2014. O prazo está de acordo com o país escolhido pelo candidato.
Saiba mais e veja como se inscrever