Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós Graduação e Pesquisa / Notícias / Capes divulga editais para bolsas de pós-doutorado e estágio-sênior no exterior

Capes divulga editais para bolsas de pós-doutorado e estágio-sênior no exterior

Candidatos podem realizar inscrições até dia 15 de julho

24/06/2016 20h50 - última modificação 24/06/2016 20h46

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou dois editais para oferecimento de bolsas de pós-doutorado e estágio-sênior no exterior. As inscrições podem ser realizadas até o dia 15 de julho, sendo que os resultados finais serão divulgados em 22 de dezembro deste ano.

Os programas oferecem até 200 bolsas, cada um, considerando o resultado final e a disponibilidade orçamentária e financeira da Capes. A data de início dos estudos no exterior é de março a junho de 2017.

Para se inscrever no programa de pós-doutorado, o candidato precisa ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil, ter diploma de doutorado emitido há menos de oito anos, demonstrar atuação em atividades de docência ou pesquisa e não ter participado de programa similar no exterior, nos últimos 36 meses.

Já para o programa de estágio-sênior, os candidatos precisam ser brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no Brasil, ter diploma de doutorado há pelo menos oito anos, vínculo empregatício com instituição brasileira de ensino ou pesquisa e não ter realizado estudos no exterior em programa da mesma natureza nos últimos 24 meses.

Os programas têm duração de seis a 18 meses e de 12 meses, respectivamente. Com benefícios de mensalidade, auxílio-instalação, auxílio-deslocamento e auxílio seguro saúde. Podem participar pesquisadores de diversas áreas de conhecimento.

Para conferir os editais completos e realizar sua inscrição, visite as páginas do Programa de Pós-Doutorado e do Estágio-Sênior.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,