Cursos da Metodista apresentam ótimos conceitos no Enade 2016
05/09/2017 17h50 - última modificação 15/09/2017 17h29
Foram divulgados os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2016. Os cursos de graduação da Escola de Ciências Médicas e da Saúde (ECMS) e da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação (EETI) da Universidade Metodista de São Paulo apresentaram ótimos resultados na avaliação oficial do Ministério da Educação (MEC).
Os cursos de Farmácia e de Educação Física obtiveram nota 4 no Enade. Já as graduações em Gestão Ambiental, Biomedicina, Medicina Veterinária e Odontologia receberam nota 3. A nota do Enade é calculada a partir do desempenho dos estudantes concluintes da graduação, com conceito de 1 a 5. Esse indicador é resultante da média ponderada da nota padronizada dos concluintes na prova de Formação Geral e Conhecimento Específico.
Os cursos são avaliados de acordo com o Ciclo Avaliativo do Enade, em 2016 foram considerados os cursos de Saúde, Ciências Agrárias e áreas afins, para bacharelados e licenciaturas, e Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança, para tecnológicos.
Para Sávio Fujita Barbosa, coordenador de Farmácia, o bom desempenho dos alunos é resultado de “uma matriz curricular que acompanha e supre as reais demandas da sociedade em relação às responsabilidades e atividades do profissional farmacêutico. Utilizando metodologias ativas de aprendizagem e locais especializados para o desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias, nossos alunos atuam além teoria desenvolvendo um perfil único”.
Tais conquistas são resultados da busca constante pela qualidade e inovação da Universidade. “Nos últimos cinco exames (três do bacharel e dois da licenciatura), conquistamos conceito 4 em todos, isso é o que mais nos alegra porque o normal é oscilar entre as notas 3 e 4. Em se tratando do Enade, o empenho dos professores e o compromisso dos alunos em fazer uma “boa” prova faz toda diferença. Paralelo a isso, nossa infraestrutura (destaque para Academia Escola) é um grande diferencial, de modo que os estágios são supervisionados in-loco e isso favorece relacionar teoria e prática", diz Rogério Toto, coordenador de Educação Física.
O Diretor da Escola de Ciências Médicas e da Saúde, Nilton Abreu Zanco, reforça a fala dos coordenadores e chama a atenção à participação do corpo discente na construção do espaço universitário. "Os resultados positivos demonstram o compromisso da Metodista com um ensino de qualidade. Há um conjunto de fatores que contribui para a boa formação dos nossos alunos, são eles: projeto pedagógico de curso construído de forma participativa e que atende às necessidades profissionais; corpo docente engajado e altamente qualificado, com produção acadêmica e atividades nos diferentes setores do mercado; alunos responsáveis, com espírito construtivo e envolvidos com os processos avaliativos, buscando dar o melhor de si; aulas teóricas, aulas práticas e estágios, complementam a formação dos alunos".
CPC e IGC
Em novembro, o governo federal divulgará também os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos (IGC). O IGC calcula a avaliação da Instituição de Ensino Superior considerando a média do CPC, ponderada pelo número de matrículas, e média dos conceitos dos programas de pós-graduação stricto sensu na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O CPC agrega diversas variáveis como resultado do Enade, titulação e regime de trabalho do corpo docente e percepções dos alunos sobre a organização didático-pedagógica, infraestrutura e oportunidades de ampliação da formação acadêmica e profissional.
Confira as notas de todos os cursos avaliados no Enade 2016:
Curso | Conceito Enade |
Odontologia | 3 |
Medicina Veterinária | 3 |
Farmácia | 4 |
Biomedicina | 3 |
Educação Física (Bacharelado) | 4 |
Tecnologia em Gestão Ambiental | 3 |