Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Agosto / Metodista recebe 82 estrelas do Guia do Estudante 2017

Metodista recebe 82 estrelas do Guia do Estudante 2017

23 cursos de graduação presencial foram estrelados

31/08/2017 18h05 - última modificação 04/09/2017 15h54

A Universidade Metodista de São Paulo recebeu 82 estrelas na edição de 2017 do Guia do Estudante, da editora Abril. 23 cursos de graduação foram estrelados, dos  quais 13 foram considerados muito bons, com 4 estrelas, e 10 bons, com 3 estrelas. Houve melhoria na avaliação dos cursos em comparação com 2016, quando a Universidade recebeu 58 estrelas em 16 graduações.

O Guia do Estudante é uma das mais tradicionais avaliações de cursos superiores do Brasil. A publicação analisa graduações de todo o País e cada curso recebe conceitos de pelo menos seis pareceristas convidados, entre coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. As notas representadas significam excelente (5), muito bom (4) e bom (3).

Novidades

Além de avaliar os cursos de bacharelado, a partir deste ano o Guia do Estudante passou a ranquear os cursos de licenciatura. Assim, as graduações de Ciências Biológicas, Filosofia, Matemática e Pedagogia da Metodista passaram pela avaliação do Guia.

Outra conquista é o reconhecimento dos cursos da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação (EETI) que foram estrelados neste ano. Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação receberam nota 3 do Guia, o que reflete a busca por aprimoramento da Escola que possui parceria com grandes empresas e iniciativas que envolvem alunos e comunidade.

"Essa conquista vem como consequência de um trabalho que está sendo desenvolvido com todo o grupo de alunos e professores. Os nossos alunos têm participado de diferentes eventos dentro e fora da Universidade, dentre eles posso citar a premiação de alunos nossos no Prêmio Estudantil no Congresso SAE Brasil, a participação no curso de liderança do Common Purpose e no concurso GM Xperience", ressalta Carlos Eduardo Santi, diretor da EETI.

Destaques

A Escola de Comunicação, Educação e Humanidades (ECEH), a Escola de Ciências Médicas e da Saúde (ECMS) e a Escola de Gestão e Direito (EGD) conquistaram a maior parte das estrelas da publicação. Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Rádio, TV e Internet, Relações Públicas, Matemática, Filosofia e Tradutor e Intérprete são alguns dos destaques da ECEH, avaliados como muito bons pelo Guia do Estudante. Entre os melhores cursos da ECMS, segundo o ranking, estão Educação Física e Psicologia, que receberam nota 4.

Professor Rogério Toto, coordenador de Educação Física, enfatiza a importância da avaliação do Guia: "Isso reforça as boas avaliações que temos obtido no ENADE (nota 4), Avaliação MEC (nota 4) e Ranking Universitário da Folha, em que ficamos entre as 10 melhores particulares do Brasil. Tais conquistas criam um círculo virtuoso entre professores, alunos, funcionários e direção na interminável busca por educação de qualidade".

Além de corpo docente qualificado, os alunos da Metodista contam com a Academia-Escola, que funciona dentro do campus e possibilita a realização de estágios dentro do espaço universitário. "Nossa estrutura é excelente, melhor inclusive que muitas universidades públicas. As aulas práticas são realizadas 100% dentro da Metodista e realizamos programas multidiciplinares com outros cursos da saúde. Tudo isso qualifica a formação dos nossos alunos", declara.

Inovação e internacionalização

Ciências Contábeis, da EGD, teve melhoria em relação à avaliação do ano passado. De 3 estrelas, subiu para 4. Elizabeth de Oliveira, coordenadora da graduação, ressalta a infraestrutura da Universidade como importante aspecto para a boa avaliação, além dos projetos realizados com alunos e comunidade. “O corpo docente tem bons índices quanto a titulação: hoje com 13 doutores, 30 mestres e três especialistas. Temos um Projeto de Extensão reconhecido pela comunidade interna e externa, o Plantão do Imposto de Renda, que atingiu 296 contribuintes neste ano para  elaboração e envio das declarações e conta com apoio de sete professores e 79 alunos”.

Além disso, a graduação mantém o Observatório Contábil e Social com os projetos: Consultoria a MEIs e Cartilha de Impostos Incentivados pela Receita Federal. Para continuar inovando, a docente destaca a “revisão da matriz curricular periodicamente para atender às normas contábeis vigentes (societárias, pública e do 3º setor) e a internacionalização do curso, proporcionando aos alunos cursar algum semestre em mais de 20 universidades europeias e americanas com a possibilidade de equivalências dos créditos cursados no exterior”.

Confira a tabela de cursos estrelados pelo Guia:

Curso Estrelas
Administração 4
Biomedicina 3
Ciências Biológicas 3
Ciências Contábeis 4
Ciências Econômicas 3
Direito 3
Educação Física 4
Engenharia Ambiental e Sanitária 3
Engenharia da Computação 3
Farmácia 3
Filosofia 4
Fisioterapia 3
Jornalismo 4
Matemática 4
Medicina Veterinária 3
Pedagogia 4
Psicologia 4
Publicidade e Propaganda 4
Rádio, TV e Internet 4
Relações Públicas 4
Secretariado Executivo 4
Sistemas de Informação  3
Tradutor e Intérprete 4
Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,