Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Outubro / Common Purpose renova convite para participação de alunos da Metodista em 2018

Common Purpose renova convite para participação de alunos da Metodista em 2018

Dirigentes do evento no Brasil visitaram a universidade. Trabalho de alunos será apresentado no Congresso Metodista

03/10/2017 15h25 - última modificação 05/10/2017 09h16

Reitor recebeu dirigentes da entidade inglesa e da Fundação Dom Cabral (Foto Divulgação)

Para agradecer a participação da Universidade Metodista de São Paulo no programa de capacitação de lideranças da Common Purpose no Brasil, que neste 2017 ocorreu em São Paulo, o presidente da organização inglesa, Andy Coxall, visitou o reitor Paulo Borges Campos Jr. e já renovou convite para 2018 caso o projeto se repita no País. Andy Coxall esteve acompanhado de Ricardo Siqueira Campos, diretor de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, parceira da Common Purpose.

A Dom Cabral financiou o programa deste ano, realizado em abril último, e concedeu 15 bolsas a estudantes da Metodista. Eles foram desafiados a refletir sobre o questionamento: “Como aumentar o engajamento cívico na cidade de São Paulo?”. Além de entrar em contato com exemplos de liderança e cidadania ativa, visitar instituições e aumentar a conexão de relacionamentos, a principal atividade dos estudantes foi propor soluções sociais com projeto criado por eles próprios. Esse desafio será apresentado em workshop no Congresso Científico Metodista 2017, programado para 26, 27 e 28 de outubro próximo.

“A participação dos alunos foi tão ativa, que eles não ficarão de fora das próximas oportunidades”, comentou Ricardo Siqueira, da Fundação Dom Cabral. A participação da Metodista está confirmada para 2018 caso seja possível trazer novamente o projeto para São Paulo. “O programa certamente acontecerá no Brasil, mas estamos acertando se em São Paulo, Rio de Janeiro ou Belo Horizonte. É possível que ocorra nas três cidades. Para isso, estamos buscando financiamento de bancos”, afirma o presidente da Common Purpose, Andy Coxall.

Lideranças responsáveis

Fundada em 1989 na Inglaterra, a Common Purpose realiza cursos locais e globais de formação de liderança em mais de 70 cidades do mundo entre empresas e universidades, como Harvard, Oxford, Chicago e Londres. A ideia é desenvolver lideranças e proporcionar que pessoas de diferentes origens e áreas de atuação trabalhem em conjunto para solucionar problemas comuns. O objetivo é inspirar futuros líderes e promover a inteligência cultural, para que sejam capazes de resolver problemas sociais tanto no trabalho como na sociedade.

O convite à Metodista foi realizado por intermédio do Centro de Sustentabilidade da Escola de Engenharias, Tecnologia e Informação, que organizou a seleção de estudantes e a participação da instituição ao lado da Assessoria de Relações Internacionais. O reitor Paulo Borges incentivou a multiplicação da iniciativa para que mais alunos possam ser beneficiados nos próximos anos. “A formação de lideranças éticas e responsáveis é um diferencial em nossos estudantes e é fundamental no mundo de hoje”, disse professor Paulo ao receber os visitantes, em 27 de setembro último.

A Common Purpose é parceira e apoiadora do PRME (Princípios para a Educação em Gestão Responsável, na sigla em inglês), da qual a Metodista faz parte. Criado em 2007 pelas principais escolas de negócios do mundo com suporte da ONU, o PRME é uma plataforma de engajamento voluntário para que essas instituições promovam ensino com responsabilidade corporativa e sustentabilidade, colaborando para uma nova geração de líderes. Para isso, é utilizado conjunto de valores aceitos internacionalmente a fim de formar líderes mais responsáveis e tolerantes, que saibam lidar com os complexos desafios sociais e ambientais do século XXI. O conjunto de valores inclui seis princípios: propósito, valores, método, pesquisa, parceria e diálogo.

Além do reitor Paulo Borges, os convidados foram recepcionados pelo diretor da Escola de Engenharias, professor Carlos Santi, pela coordenadora do Centro de Sustentabilidade, professora Waverli Neuberger, e pela coordenadora da Assessoria Internacional, professora Vanessa Martins.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,