Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2017 / Fevereiro / Agência Integrada de Comunicação da Metodista produz site para cooperativa quilombola

Agência Integrada de Comunicação da Metodista produz site para cooperativa quilombola

Iniciativa faz parte de projeto de extensão da Universidade

14/02/2017 13h10 - última modificação 14/02/2017 15h32

Moradores da comunidade quilombola poderão divulgar seu trabalho no site. Foto: Agicom

A Agência Integrada de Comunicação (Agicom) da Universidade Metodista de São Paulo está produzindo um site para a Cooperquilombo, cooperativa formada pela população quilombola de Barra do Turvo, localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo. A iniciativa faz parte do projeto de extensão “Cooperquilombo: solidariedade social e econômica”, iniciado em 2015 na Metodista.

O projeto visa habilitar a população quilombola para que os processos de comercialização de seus produtos sejam profissionalizados. Em 2015, diversos grupos de comunidades quilombolas participaram de aulas de capacitação para empreendedorismo, relacionamento interpessoal, processos administrativos, contabilidade, informática, comunicação, legislação, formação cidadã e economia solidária na Metodista.

Por meio da capacitação e apoio da Universidade, a proposta é fomentar processos emancipatórios de mobilização social nas comunidades quilombolas, visando à autonomia, mas preservando identidades e saberes de sua cultura. A cooperativa tem papel fundamental também como opção para manter os jovens trabalhando e contribuindo com a economia dos quilombos, pois muitos vão para as cidades e têm dificuldade para encontrar trabalho por falta de formação profissional.

O Centro de Sustentabilidade da Metodista também faz parte do projeto, realizando visitas regulares para observação e diálogo, levantando as necessidades da população junto às lideranças locais. Um dos projetos realizados pelo Centro de Sustentabilidade com a comunidade local é a produção sustentável de açúcar mascavo orgânico que utiliza práticas artesanais de processar a cana.

O site que está sendo produzido pela Agicom terá um "perfil corporativo, mostrando a força que o quilombo tem, contando sobre sua história, produtos, meio de sobrevivência e luta pela terra", declara Danilo Santos de Araujo, do núcleo de web da Agicom. No início de fevereiro, a Agicom visitou Barra do Turvo para realizar entrevistas, tirar fotos e pegar depoimentos dos moradores que participam da cooperativa. Assim, o site da Cooperquilombo será embasado nas necessidades da comunidade.

O site deverá ficar pronto no próximo mês. Aguarde novidades!

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , ,