Professor participa de importante evento de comunicação em Brasília
José Marques de Melo mais uma vez confirma presença nos eventos de comunicação
19/05/2005 12h08 - última modificação 10/03/2006 12h59
O professor José Marques de Melo, diretor da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional da Universidade Metodista de São Paulo, participou, entre 16 e 18 de maio, de um dos mais importantes eventos de comunicação do País, o V SICOM (Seminário Internacional de Comunicação de Brasília). O evento é promovido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) em parceria com a UNESCO, com apoio do Senado Federal, Correios e Paulus Editora.
Durante o evento que debateu "Qual o papel da mídia na formação de uma mentalidade de paz e de entendimento entre os povos?", Marques de Melo apresentou seus questionamentos e pontos de vista sobre o tema "O acesso do cidadão à mídia". Além disso, lançou os livros História do Pensamento Comunicacional e Esfinge Midiática, publicados pela Paulus Editora (www.paulus.com.br).
O evento contou ainda com a presença de importantes jornalistas como Silio Boccanera, correspondente em Londres e colaborador da Globo News, da BBC Brasil e da Primeira Leitura; Chico Pinheiro, Editor do SP TV; Axel Bugge, correspondente da Reuters; Kennedy Alencar, repórter de política da Folha de São Paulo em Brasília; Veet Vivarta, diretor e editor da Agência de Notícias dos Direitos da Infância; Antônio Carlos Pereira, coordenador editorial do Estado de São Paulo.
Conheça a Cátedra Unesco/Umesp
A Universidade Metodista de São Paulo abriga a sede da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional. Instalada em 1996, a Cátedra é uma das seis presentes na América Latina. As outras estão na Colômbia, Uruguai, México, Chile e Peru.
As principais atividades desenvolvidas pela Cátedra são:
- Educação: cursos anuais de aperfeiçoamento para docentes, pesquisadores e profissionais e estímulo à presença de professores-visitantes de outros países e regiões.
- Investigação: estudos referentes ao estágio atual do desenvolvimento da indústria da comunicação no Brasil e na América Latina.
- Divulgação: publicação dos resultados das pesquisas e dos trabalhos realizados pelos participantes da Cátedra.
A presença da Cátedra Unesco na Metodista reflete umas das principais preocupações da Universidade: a formação de uma nova geração de educadores e profissionais, sintonizados com o exercício da democracia e conscientes da importância do respeito à diversidade.
Mais informações no site www.metodista.br/unesco.
Comunicar erros