Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / NAC recebe MCs pela Educação para bate-papo e apresentação musical

NAC recebe MCs pela Educação para bate-papo e apresentação musical

Alunos da Metodista e da Escola Estadual Cynira Pires dos Santos participaram

19/09/2017 15h44

“Nada pode ficar no seu caminho, a não ser você mesmo e as suas escolhas na vida. São as nossas escolhas que fazem nossa história”, declara o MC Le Maestro, do projeto MCs pela Educação, da ONG Gerando Falcões. O grupo de jovens esteve na Universidade Metodista de São Paulo a convite do Núcleo de Arte e Cultura (NAC) na última quinta-feira (14).

Com histórias inspiradoras sobre como a arte mudou suas vidas, os jovens impressionaram alunos da Metodista e da Escola Estadual Cynira Pires dos Santos em um encontro repleto de música e conversa. O MC DS foi um dos jovens que se apresentou cantando uma música que escreveu para sua mãe. DS foi descoberto pelos MCs na Fundação Casa, em um dos shows realizados pelo grupo, e agora está reconstruindo sua vida por meio da arte.

Os MC’s pela Educação é um dos projetos da ONG Gerando Falcões, fundada por Eduardo Lyra. O lema do ONG é “Não importa de onde você vem. O que importa é para onde você vai”. O projeto visa levar educação e conscientização aos jovens de baixa renda por meio da música e já foi levado a mais de 300 mil jovens pelo Brasil.

A integrante do grupo, Cacau, cantou "Como nossos Pais" e falou sobre machismo e preconceito sofrido por mulheres negras: "O preconceito contra a mulher, em geral, e contra a mulher negra é muito grande. A gente vivencia isso bastante, algumas pessoas falam que hoje em dia isso não existe, mas não é verdade. Além de sofrer preconceito, muitas meninas nas comunidades pobres pensam que devem ser mulheres de traficante, porque além da sociedade impor isso, elas ainda acham que não têm saída. Então o nosso foco é falar isso: você também pode, você também consegue e o seu lugar é onde você quiser estar".

Sobre o Gerando Falcões

O Gerando Falcões nasceu com o intuito de causar transformação social e mudar a realidade das periferias. O movimento começou em 2011, com pequenas ações e grandes ideias do então empreendedor social Eduardo Lyra, na época com 22 anos. A ONG foi institucionalizada em 2013. No primeiro ano de fundação, o GF recebeu financiamento do Instituto PDR, que profissionaliza projetos de entidades com potencial de gerar alto impacto social.

Com o recurso, a organização conseguiu implantar sete projetos socioeducativos, que atingem mais de 100 mil jovens por ano. O crescimento médio de abrangência é de cerca de 25% ao ano.

Sediada em Poá, cidade da Grande São Paulo, o Gerando Falcões promove a paz em diversas periferias, favelas e presídios, com atuação em três frentes: esporte, cultura e renda. Partindo deste princípio, a ONG oferece ainda oportunidades a egressos mediante recolocação ao mercado de trabalho. 

Clique aqui e saiba mais.

MCs pela Educação

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,