Metodista recebe visita de indígenas Kariri-Xocó
03/07/2017 12h48
O Núcleo de Arte e Cultura (NAC) da Universidade Metodista de São Paulo promoveu na última sexta-feira (30) um rico encontro cultural, repleto de aprendizado e troca de conhecimentos. Em parceria com o SESC Santo André, a Universidade recebeu a apresentação “Brincando com os Kariri-Xocó” que integrou grupos de alunos do Colégio Metodista e membros do Programa Aquarela – Terceira Idade na Universidade.
O grupo dos Kariri-Xocó é formado pela união de remanescentes de diferentes povos indígenas, incluindo os Kariri e os Xocó. A etnia tem, atualmente, cerca de 3.000 membros que vivem em Porto Real do Colégio, em Alagoas, na região do Rio São Francisco. Apesar das transformações sofridas ao longo dos anos, o grupo busca manter algumas de suas tradições e levar sua cultura ao público.
Denízia Cruz, membra dos Kariri-Xocó, lidera a apresentação contando histórias da tribo, como o mito do Guerreiro da águia e a Dança da Kawã. Ela ressalta a importância da preservação das culturas indígenas: “Índio não é só quem mora na floresta, temos que ter acesso também à tecnologia, se não ficamos para trás. Hoje, nós não temos direito à nossa cultura, temos que ter nossas terras para manter isso”.
Além das histórias, o público participou das danças e cantos apresentados pela tribo e fez perguntas relacionadas às tradições Kariri-Xocó. A próxima apresentação da atividade com os Kariri-Xocó será realizada em Ribeirão Pires nesta terça-feira (04). Clique aqui e confira.
Veja fotos do encontro realizado na Metodista: