Metodista recebe exposição de charges sobre a ditadura
05/06/2014 13h40 - última modificação 11/06/2014 08h09
* A exposição Cubinho foi prorrogada até o dia 30/07. Para conferir, compareça à Biblioteca Central do Campus Rudge Ramos, das 8h às 18h30
O Núcleo de Arte Cultura da Universidade Metodista de São Paulo promove, de 22 de maio a 13 de junho de 2014, a exposição Cubinho: uma tira-charge do ABC nos Anos de Chumbo (1975 a 1981), do cartunista e professor da Faculdade de Comunicação Mario Dimov Mastrotti.
No ano em que completa 50 anos do golpe militar, a charge como forma de resistência ao regime é tema dessa exposição, que foi criada na década de 70, período da ditadura militar e de forte censura no país e, por isso, conhecido como “Anos de Chumbo”.
Na época, com 15 anos, o cartunista iniciou a publicação do personagem nas páginas do jornal Diário do Grande ABC, durante o governo do General Ernesto Geisel, abordando os temas liberdade de expressão, anistia, direitos humanos, combate à corrupção e ecologia.
Única tira-charge da região em sua época, as tiras desta exposição foram publicadas simultaneamente na Gazeta de Vitória e no Jornal de Brasília. Atualmente, as tiras do Cubinho são publicadas no jornal Enfim de São Caetano do Sul.
Natural de São Caetano do Sul, Mastrotti já publicou para mais de 30 jornais como Diário Popular e Folha de Londrina. Para as editoras produziu “Pluft”(ECAB), “Moranguinho” (Abril), “Guerreiros de Órion” (Press) e “Tripanossoma” para o fanzine Hiperespaço. Produziu várias cartilhas com a linguagem dos quadrinhos para empresas como Pirelli Cabos, Lever, Fag, TRW, Rolls-Royce, entre outras. Foi colaborador da Revista bundas e do jornal O Pasquim 21, ambos editado pelo cartunista Ziraldo.
FICHA TÉCNICA
ARTISTA: Mario Dimov Mastrotti
COORDENAÇÃO: Cláudia Cezar
CURADORIA: Rubens Lopes
MONTAGEM: Antonio Carlos Pires, Rubens Lopes e Severino Ramos
APOIO: Biblioteca Central
REALIZAÇÃO: Núcleo de Arte e Cultura – NAC
EXPOSIÇÃO: até 30 de julho
VISITAÇÃO: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h e aos sábados, das 8h30 às 16h30, na Biblioteca Central do Campus Rudge Ramos. No período de férias, a Biblioteca funcionará das 8h às 18h30.