Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / Metodista realiza V Mostra de Arte Inclusiva

Metodista realiza V Mostra de Arte Inclusiva

16/09/2013

16/09/2013 13h40 - última modificação 16/09/2013 17h02

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Em apoio a essa causa o Núcleo de Arte e Cultura realizará, em parceria com a Assessoria de Inclusão, Núcleo de Formação Cidadã e Pastoral Universitária e Escolar, no dia 20 de setembro, às 19h30, no Edifício Sigma, a V Mostra de Arte Inclusiva.

O objetivo do evento é dar visibilidade ao tema – Arte Inclusiva - por meio da promoção de um encontro de artistas e grupos que possuem em seu elenco pessoas com deficiência. A programação da Mostra envolverá apresentações de dança, teatro e artes plásticas, como também um relato dos representantes de cada grupo sobre os desafios e conquistas que envolvem as ações desenvolvidas.

Destacamos a participação especial do artista plástico Gonçalo Borges, integrante da associação dos artistas de Boca e Pés, que durante o evento fará uma obra ao vivo. A apresentação ficará por conta de Geraldo Ferreira, ator da Cia Olhos de Dentro.

Simultaneamente, acontece a exposição “Pintando a Primavera” que traz uma visão de mundo de artistas que praticam e vivenciam a arte e o artesanato no seu dia a dia por meio da pintura durante o período de trabalho e descontração. Este grupo é formado por funcionários do Setor de Brindes da Universidade Metodista.

A V Mostra de Arte Inclusiva é aberta ao público e, iniciativas como esta, demonstram o quanto a arte pode ser benéfica na vida de todos.

 

Confira nossa programação e não perca esta oportunidade!

 

Programação:

  • Grupo de Teatro Sintonia

O grupo é formado pelos funcionários do Setor de Brindes Institucionais, apresentará uma homenagem ao grande comediante brasileiro Chico Anysio.

 

  • Gonçalo Borges

Artista da Associação desde 1970, pinta com a boca e os pés, e utiliza técnicas de aquarela, guache, acrílica e óleo. Formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Belas Artes de São Paulo, Faculdades Marcelo Tupinambá (especializada em desenho). Pós graduação em artes plásticas.

 

  • Cia Olhos de Dentro

- Paulo Bertocco e Verônica Trindade

Farão uma cena do famoso filme Titanic.

 

- Beatriz Rodrigues Laranja

Apresentação do poema “Deficiência” de José Mamelluk

do livro - A Vida é uma ilusão?

 

  • Escola Circo Dança

Apresentação de dança livre contemporânea inclusiva, com música ao vivo.

 

  • Grupo Sentir

Formado por pessoas com deficiência física, familiares e estudantes de Fisioterapia e Educação Física. O “Sentir” é um projeto ligado ao Núcleo de Formação Cidadã da Metodista e tem a missão de proporcionar, por meio da expressão corporal, o sentir como forma de ser eficiente e não deficiente.

 

  • Regiane Nunes e Renato Nunes

Apresentação do trabalho do curso de Publicidade e Propaganda, apresentado pela Profª Eliana Santos, graduada em Pedagogia, docente em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduada em Educação Especial e Deficiência Intelectual pelo Centro Universitário Claretiano, e integrante da Comissão Organizadora do programa de Inclusão pedagógica EAD.

O objetivo do trabalho é dar visibilidade aos paratletas Regiane Nunes da Silva (atleta paralímpica de Natação) e Renato Nunes da Silva (atleta paralímpico de Natação e Remo), por meio do lançamento da fanpage que terá como finalidade a promoção e o desenvolvimento do esporte para pessoas com deficiência.

 

  • Integrarte Corpo e Dança

É um grupo formado por bailarinos surdos e ouvintes, que faz parte do programa da “Associação Santo Inácio para a Integração do Trabalhador Especial”, mantido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo por meio da Secretária de Educação. No Integrarte a linguagem utilizada é a corporal e seu veículo, a arte; a qualidade técnica de suas coreografias evidencia a integração e confiança, estabelecida pelos bailarinos no convívio diário aonde o aprendizado e o crescimento pessoal vai se firmando com respeito às diferenças e valorização do ser humano.

V Mostra de Arte Inclusiva

Data: 20/09/2013

Horário: 19h30

Local: Edifício Sigma - Universidade Metodista de São Paulo - Campus Rudge Ramos - Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo - SP.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,