Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / Metodista realiza IV Mostra de Arte Inclusiva

Metodista realiza IV Mostra de Arte Inclusiva

13/09/2012

13/09/2012 16h45 - última modificação 19/09/2012 14h55

Foto: Mônica Rodrigues

Dia 21 de setembro é o dia nacional de luta das pessoas com deficiência.  Em apoio a essa causa, o Núcleo de Arte e Cultura realizará, em parceria com a Assessoria de Inclusão, Núcleo de Formação Cidadã e Pastoral Universitária e Escolar, a IV Mostra de Arte Inclusiva.

O objetivo do evento é dar visibilidade ao tema por meio da promoção de um encontro de artistas e grupos que possuem em seu elenco pessoas com deficiência. A programação envolverá apresentações de dança, teatro e artes plásticas, além de um relato dos representantes de cada grupo sobre os desafios e conquistas que envolvem as ações desenvolvidas.

A mostra terá a participação especial do artista plástico Gonçalo Borges, integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés no Brasil, que fará uma obra ao vivo. A apresentação ficará por conta de Carlos Meceni, ator brasileiro que acumula mais de 40 prêmios como ator, diretor e autor. Indicado como melhor ator no Festival de Cinema de Gramado de 2012, com o documentário Futuro do Pretérito.

O evento contará com audiodescrição feita por Lívia Motta, da Ver com Palavras. A audiodescrição é um recurso de acessibilidade comunicacional que amplia o entendimento das pessoas com deficiência visual, intelectual, idosos e outros, em diversos tipos de eventos e produtos audiovisuais por meio de informação sonora. Os equipamentos para audiodescrição, fones de ouvido e retransmissores, encontram-se na entrada do auditório.

A IV Mostra de Arte Inclusiva é aberta ao público e acontece no dia 19 de setembro, às 19h30, no Auditório Sigma. Confira a programação e participe!

Programação:

•    Osmar Pereira
Professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Educação Inclusiva da Universidade Metodista. Nascido em uma família de surdos e casado com uma não-ouvinte, apresentará uma música em Libras.

•    Grupo de Teatro Sintonia
O grupo, que é formado pelos funcionários do Setor de Brindes Institucionais, apresentará uma homenagem ao maior palhaço do mundo, Charlie Chaplin.

•    Integrarte Corpo e Dança
Formado por bailarinos surdos e ouvintes, é um programa da “Associação Santo Inácio para a Integração do Trabalhador Especial” mantido pela Prefeitura de São Bernardo do Campo através da Secretária de Educação. No Integrarte a linguagem utilizada é a corporal e seu veículo, a arte; a qualidade técnica de suas coreografias evidencia a integração e confiança, estabelecida pelos bailarinos no convívio diário aonde o aprendizado e o crescimento pessoal vão se firmando com respeito às diferenças e valorização do ser humano.

•    Apresentador: Carlos Meceni
Ator, diretor e autor com longa carreira, Meceni sempre esteve voltado para a arte-educação. Recebeu mais de quarenta prêmios ao longo de sua carreira. Em setembro de 2009, sofreu um acidente vascular e teve parte de sua perna direita amputada; em 2010 voltou aos palcos na temporada da peça "Com Quem Fica o Coração?", de Elisa Band e Mauricio Paroni de Castro.Indicado como melhor ator no Festival de Cinema de Gramado de 2012, com o documentário Futuro do Pretérito

 

•    Gonçalo Borges
Artista da Associação desde 1970, pinta com a boca e os pés, e utiliza técnicas de aquarela, guache, acrílica e óleo. Formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Faculdade Belas Artes de São Paulo, Faculdades Marcelo Tupinambá (especializada em desenho). Pós-graduação em artes plásticas.

•   Creudimar Silva Morais
Apresentação de libras com a turma de eletiva da professora Creudimar, “Por uma Sociedade Inclusiva: Libras”.


•    Emílio Figueira
Tem paralisia motora que compromete a fala e movimentos. Psicólogo pela USC, mestrado em Educação Inclusiva. Com quatro especializações pela USP, atua há 22 anos como pesquisador-científico em instituições universitárias em duas linhas de pesquisas: Psicologia e Deficiência e Psicologia da Arte. Consultor em ambas as áreas. Têm 87 artigos científicos e 39 livros individuais publicados no Brasil e exterior. Doutorado em Psicanálise e extensão em Docência do Ensino a Distância. Professor na Unicead das disciplinas Educação Inclusiva, Como Escrever Livros e Psicanálise da Meia-Idade.


IV Mostra de Arte Inclusiva
Data: 19 de setembro
Horário: 19h30
Local: Auditório Sigma – Universidade Metodista de São Paulo – Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – SBC – SP.
Informações: (11) 4366-5598



Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X