Metodista homenageia o índio com exposição de arte
20/04/2006 10h19 - última modificação 20/04/2006 15h14
Começa hoje (20/04), no espaço artístico do Shopping Metrópole, uma exposição comemorativa ao Dia do Índio, realizada pelo Processo Seletivo em parceria com o Núcleo de Artes da Metodista.
A exposição intitulada Kuarup conta com telas e uma bela instalação feita pela artista plástica Rossana Aguilera, professora do Colégio Metodista em Bertioga.
O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada por Rossana junto aos índios do Parque do Xingu, onde ela aprofundou-se no estudo do ritual Kuarup, a festa mais importante do calendário da cultura indígena.
A palavra Kuarup significa expor madeira ao sol e é a representação cênica do culto a Maivotsinín, herói mítico, organizador de toda sociedade xinguana, e na festa, os índios dispõem várias toras de madeira num espaço delimitado e cada uma representa um homem ou mulher, o que é bem representado na instalação de Rossana.
A exposição conta ainda com telas de Regina Vitale e objetos indígenas cedidos pela empresa L&M, e pode ser vista até o dia 1º de maio.