Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / Metodista homenageia o índio com exposição de arte

Metodista homenageia o índio com exposição de arte

Exposição Kuarup no Shopping Metrópole

20/04/2006 13h19 - última modificação 20/04/2006 18h14

Kuarup

Começa hoje (20/04), no espaço artístico do Shopping Metrópole, uma exposição comemorativa ao Dia do Índio, realizada pelo Processo Seletivo em parceria com o Núcleo de Artes da Metodista.

A exposição intitulada Kuarup conta com telas e uma bela instalação feita pela artista plástica Rossana Aguilera, professora do Colégio Metodista em Bertioga.

O trabalho é fruto de uma pesquisa realizada por Rossana junto aos índios do Parque do Xingu, onde ela aprofundou-se no estudo do ritual Kuarup, a festa mais importante do calendário da cultura indígena.

A palavra Kuarup significa expor madeira ao sol e é a representação cênica do culto a Maivotsinín, herói mítico, organizador de toda sociedade xinguana, e na festa, os índios dispõem várias toras de madeira num espaço delimitado e cada uma representa um homem ou mulher, o que é bem representado na instalação de Rossana.

A exposição conta ainda com telas de Regina Vitale e objetos indígenas cedidos pela empresa L&M, e pode ser vista até o dia 1º de maio.

Comunicar erros