Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / I Semana de Arte na Praça: um convite à interação

I Semana de Arte na Praça: um convite à interação

04/08/2011

04/08/2011 18h22

O olhar atento da artista Sueli de Moraes enquanto pinta. Foto: Gabriela Rodrigues

Além de apreciar esculturas, grafites e outras intervenções na Praça Central do Campus Rudge Ramos, quem passar pelo local também poderá interagir com a exposição sendo modelo para a artista Sueli de Moraes.

O movimento das pinceladas no papel reciclado segue o olhar atento da artista plástica. Mas se você pensa que o resultado final será um retrato fiel, Sueli avisa: “Não espere algo todo certinho. Eu busco a essência e, com tinta, a expressividade é maior”.

A proposta do trabalho é promover uma troca. Após a pintura, o visitante é convidado a fazer uma flor, utilizando plástico, palito e fita adesiva e colocá-la no jardim ao lado das demais.

A pastora Ana Carolina, da Pastoral Universitária, foi uma das pessoas que se ofereceu para ter o rosto retratado. “Achei o traço incrível! Você sempre vai com aquela expectativa, mas percebi que ela faria um traço mais livre. Quando vi o resultado, achei parecido comigo. Fiquei surpresa e emocionada pela forma como ela me retratou. O que também me deixou muito feliz foi o fato de que ela usa material reciclado. É algo que vem ao encontro com o projeto pedagógico da Instituição para este ano, que tem a ver com sustentabilidade.” 

Sueli conta que aproveita os papéis da loja de roupas de um amigo e, para ela, “o bacana de trabalhar com instalações é que você pode ver a reação das pessoas.”

Inspiração

Há cerca de sete anos, Sueli deixou o trabalho numa diretoria financeira de uma empresa de telecomunicações para se dedicar à arte. “Eu não tinha mais satisfação, prazer; estava ali pelo dinheiro. Queria algo mais.” Assim, mesmo depois de anos, retomou a faculdade de Artes Plásticas, iniciada em “mil novecentos e bolinha”, segundo ela.

Hoje atua como professora e possui um ateliê. “Arte, para mim, é um alimento. Ela me mantém em pé. Ela também é algo que fala, grita, alegra, machuca. Ela tem esse poder de transformação.”

E onde busca inspiração para as suas obras? “O que mais me inspira é a minha vida.” 

A I Semana de Arte na Praça com as intervenções dos artistas acontece até amanhã, dia 6 de agosto. Entre às 19h e 21h30 haverá a apresentação dos trabalhos prontos e, às 21h, um show musical.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,