Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / Exposição traz fotografias e documentos históricos da imigração búlgara no Brasil

Exposição traz fotografias e documentos históricos da imigração búlgara no Brasil

Mostra ficará na Metodista até 14 de dezembro

22/11/2018 16h15 - última modificação 23/11/2018 10h09

Você sabe como foi o processo imigratório do povo búlgaro bessarabiano no nosso País? A partir de 26 de novembro de 2018, às 19h, a exposição “Mundo em Movimento: imigração búlgara no Brasil” chega à Metodista para contar sobre essa época com diversas fotografias e documentos históricos do período de 1924 a 1945.

Os búlgaros bessarabiano são originários da região sul da Rússia, conhecida como Bessarábia, e, na época, tinham como destino o Brasil em busca de melhores condições de vida. A exposição mostra a trajetória desse processo histórico, iniciado na década de 1920, com intuito de evidenciar os imigrantes búlgaros na mescla de povos que formam o povo brasileiro.

“Mundo em Movimento” conta com entrevistas e documentos disponibilizados por descendentes dos imigrantes, o que possibilita a investigação e compreensão das razões determinantes para a imigração, a chegada ao Brasil, além da adaptação e peculiaridades dentro do cotidiano.

A Biblioteca Central do campus Rudge Ramos recebe a mostra até 14 de dezembro. As visitas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30, e, aos sábados, das 8h30 às 12h30.

A exposição é promovida pelo Núcleo de Arte e Cultura e conta com curadoria do professor Mário Mastrotti e material da Associação Cultural do Povo Búlgaro do Brasil.

Confira a ficha técnica:
Artista: Associação Cultural do Povo Búlgaro no Brasil
Coordenação: Cláudia Cezar
Curadoria: Mário Dimov Mastrotti e Sonia Dimov
Montagem: Mário Dimov Mastrotti
Apoio: Biblioteca Central
Realização: Núcleo de Arte e Cultura

Saiba mais sobre a Associação Cultural do povo búlgaro no Brasil:
Foi fundada em 1996 por iniciativa do Sr. Julio Dimov, tendo como colaboradores Dr. Jorge Cocicov, Nelson Grecov, Sonia Dimov e Catarina Paslar. Os objetivos principais são a promoção da harmonia e fraternidade entre os associados; proporcionar o intercâmbio amistoso com entidades públicas e particulares brasileiras e estrangeiras, respeitando as leis do Brasil; promover atividades sociais, culturais e recreativas, além de resgatar e divulgar a cultura búlgara, os hábitos e costumes do povo búlgaro, o turismo e produtos da Bulgária.

“Mundo em Movimento: imigração búlgara no Brasil”
Abertura:
26 de novembro, às 19h
Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21h30, e, aos sábados, das 8h30 às 12h30
Local: Biblioteca Central do campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos. São Bernardo do Campo, SP)

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X