Exposição retrata a história da Biblioteca - Exposição de arte
24/05/2006 14h17 - última modificação 26/03/2010 09h59
O sistema de bibliotecas Dr. Jalmar Bowden da Universidade Metodista de São Paulo, em parceria com o Núcleo de Artes, promove até o dia 16 de junho, a exposição ‘Contando a História da Biblioteca’.
A exposição reúne fotos que retratam a evolução da Biblioteca, desde sua fundação em 1938, passando por diferentes instalações, até chegar ao acervo atual, com mais de 180.000 obras.
“Essa exposição é um marco importante porque a Biblioteca é um elemento fundamental para uma comunidade acadêmica. As reformas e mudanças trouxeram melhorias ao longo dos anos, mas este novo edifício da Biblioteca Central é um sonho realizado, principalmente para o bom atendimento ao aluno”, declarou a bibliotecária coordenadora do sistema de bibliotecas, Tânia Porto.
A exposição está aberta para visitas, de segunda a sexta, das 7 às 23h e aos sábados, das 8 às 17h, no Espaço Cultural da Biblioteca Central.
História
Fundada e organizada, em 1938, pelo missionário americano Dr. Jalmar Bowden, o acervo da Biblioteca prestava atendimento apenas aos alunos da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista de Juiz de Fora, em Minas Gerais. Com a transferência da Faculdade de Teologia para Rudge Ramos, em São Bernardo do Campo, a Biblioteca acompanhou a mudança. Seu espaço ficava no edifício Alfa, edifício tombado pelo Patrimônio Histórico da cidade.
Seu organizador e bibliotecário por quase 50 anos foi o Dr. Jalmar Bowden, missionário americano, professor de Teologia e admirador do serviço bibliotecário. Preocupado em oferecer sempre melhores condições ao usuário, o Dr. Bowden criou um sistema de classificação simples que consistia numa combinação de letras e números.
Hoje, seis bibliotecas compõem o sistema Dr. Jalmar Bowden. A maior delas, a Biblioteca Central, localiza-se no moderno edifício Fi, no Campus Rudge Ramos. As outras bibliotecas são Vergueiro, Planalto, Guaratinguetá, Biblioteca de Teologia e Ecumênica. Cerca de 30 mil pessoas circulam pelas bibliotecas a cada mês.
Informações: