Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / 3º Sou Show Afro estimula debate sobre a Consciência Negra

3º Sou Show Afro estimula debate sobre a Consciência Negra

10/11/2006 17h58 - última modificação 21/11/2006 17h55

A Universidade Metodista de São Paulo realizará, pela terceira vez, o Sou Show Afro. O objetivo é dar visibilidade e promover o encontro da comunidade afrodescendente presente na Metodista e na região do Grande ABC, estimular o debate sobre o tema da Consciência Negra e resgatar a cultura afro, por meio de manifestações artísticas.

Aberto à comunidade, funcionários, professores e alunos da Metodista e convidados externos, o evento acontecerá no dia 24 de novembro, às 19h30, no Campus Rudge Ramos. A entrada é gratuita.

Haverá apresentação de samba de roda, coco, dança afro, frevo, berimbau, capoeira, percussão, rap, break, performance teatral, música angolana, de Cabo Verde e brasileira.

Dentre os grupos musicais, o 3º Sou Show Afro contará com a presença do Tu Fendele, grupo vocal de música angolana, e do cantor e percussionista de Cabo Verde, Hélio Ramalho. Estará presente também a banda Forevolucion, formada por jovens do Espaço Cultural Beija-Flor, do bairro Eldorado de Diadema. A banda, que apresenta uma mistura de rap, funk, rock e reggae, já se apresentou em diversos palcos da região, como também nos programas da TV Globo Ação e Domingão do Faustão.

O evento faz parte das comemorações do mês da Consciência Negra e é organizado pela Associação de Funcionários, Núcleo de Artes e Núcleo de Formação Cidadã, além do apoio do curso de Educação Física da Metodista.

Paralelamente ao Show acontecerá uma exposição de fotos do Sou Show Afro I e II, e uma feira de produtos afros. A feira começa às 18h.

Haverá no local um intérprete de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais).

Serviço:

3º Sou Show Afro
Dia: 24 de novembro (sexta-feira), às 19h30
Local: Salão Nobre da Metodista - Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares 149 - Rudge Ramos – São Bernardo do Campo)
Evento Gratuito

Informações pelos e-mails nucleodeartes@metodista.br ou aftaims@metodista.br ou pelos telefones (11) 4366-5598 ou 4366-5020.

Confira todas as participações:


  • Evânio Teles - ator/ funcionário da Metodista
  • Maná Núcleo de Pesquisa em Dança da Metodista: Rose Maria, Marco Aurélio e Marjara Di Paula
  • Trio Afar: percussionistas Jorge Marciano, Edivaldo Del Rei, Edy Silva
  • Grupo Tu Fendele: alunos da Metodista/música angolana
  • Hélio Ramalho: convidado da comunidade externa/ música de Cabo Verde
  • Banda Soul Black: alunos da Universidade e convidados da comunidade externa
  • Luciana de Santana: funcionária da Metodista
  • DS Fruto Original da Favela: convidados da comunidade externa e funcionários da Metodista
  • Mestre Diolino de Brito: aluno da Metodista/professor no SESC São Caetano
  • Sr. Moisés da sanfona: funcionário da Metodista
  • Cláudia Cezar (funcionária) e Aldina Manoel (aluna) - música de abertura
  • Orquestra de Capoeira: Eduardo Okuhara/professor na Metodista
  • Banda Forevolution: jovens do Espaço Cultural Beija-Flor, de Diadema.
  • Grupo Cantarte: adolescentes da Igreja Metodista em Rudge Ramos

Histórico do Sou Show Afro


O Sou Show Afro foi idealizado por uma equipe de funcionários da Universidade Metodista de São Paulo em 2004. O objetivo era dar visibilidade aos funcionários afrodescentes, resgatar a auto-estima, promovendo um espaço onde esse grupo fosse o “artista principal” e sua história e beleza fosse destacadas.

A diretoria sociocultural da Aftaims (Associação de Funcionários Técnico-Administrativos do Instituto Metodista de Ensino Superior) formou um grupo de trabalho, que recebeu apoio da Vice-Reitoria Administrativa, e organizou o 1º Sou Show Afro no dia 16 de novembro de 2004. Mais de 500 pessoas estiveram presentes e o evento foi gravado e veiculado diversas vezes pelo canal ABC 3, do Grande ABC.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: