Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / “Olhos sobre Tela”: exposição marca o início das comemorações dos 10 anos do Núcleo de Arte e Cultura

“Olhos sobre Tela”: exposição marca o início das comemorações dos 10 anos do Núcleo de Arte e Cultura

27/02/2015 14h45 - última modificação 04/03/2015 13h37

Dezesseis telas que retratam o olhar de animais. Mas não um olhar qualquer. As obras trazem a representação do sofrimento causado pela destruição dos habitats e têm o objetivo de chamar a atenção para as questões ambientais.

Veja a entrevista em que o artista comenta sobre a exposição e a inspiração para as obras: 

Olhos sobre Tela from Metodista on Vimeo.

 

A exposição “Olhos sobre Tela”, de Zeca Diniz, é a primeira de uma série de dez que serão realizadas ao longo do ano, marcando uma década de existência do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade.

Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação, Zeca Diniz é professor do Ensino Fundamental e afirma que “este é um trabalho para a educação, para os alunos”. O artista conta que as pinturas foram feitas em 2010, quando se comemorou o Ano Internacional da Biodiversidade. “Cada aluno teria o seu próprio trabalho, que incluiu o plantio da semente de uma planta brasileira, a araucária. Se temos que salvar os animais, precisamos cuidar do seu habitat”. Foi em meio a essa discussão que nasceram as telas que estão expostas no hall da Biblioteca Central, no Campus Rudge Ramos. A coleção também já foi vista em escolas do Ensino Fundamental de São Vicente e Guarujá.

Seguindo o estilo impressionista – “Justamente porque é um olhar impressionado” —, as telas foram pintadas a partir de imagens escolhidas pelos filhos de Diniz e recriam os olhares de animais da fauna brasileira como, sagui, jacaré, cobra, onça pintada, onça negra, tucano, arara canindé, lagarto da caatinga, papagaio e seriema. No entanto, uma delas se destaca por aparentemente não seguir a mesma proposta: uma mão com um prego. O artista explica: “em comum com as outras telas, ela tem um elemento elíptico no meio. O prego adquire um aspecto tridimensional e faz uma metáfora com o sofrimento de Cristo, um sofrimento pelo qual os animais estão sendo obrigados a passar agora”.


Olhos sobre Tela

Artista: Zeca Diniz
Coordenação: Cláudia Cezar
Curadoria: Sueli de Moraes
Montagem: Sueli de Moraes e Zeca Diniz
Apoio: Biblioteca Central
Realização: Núcleo de Arte e Cultura – NAC
Local: Biblioteca Central – Campus Rudge Ramos
Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h30 às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 16h30.
Até 11 de março de 2015.

Saiba mais: 

Núcleo de Arte e Cultura promove exposição com obras do doutorando Zeca Diniz

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,