Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Notícias / “Música e Paz” é o tema do novo concerto da Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri

“Música e Paz” é o tema do novo concerto da Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri

23/05/2011

23/05/2011 14h30 - última modificação 26/05/2011 16h32

Com o tema "Música e Paz", Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri apresenta novo concerto. Foto: Mônica Rodrigues

A Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri da Universidade Metodista realizará no domingo, 29 de maio, às 11h, um concerto aberto com o tema “Música e Paz”. Desta vez, o evento ocorrerá na Igreja Metodista em Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 85, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo) e é aberto a toda comunidade. A entrada é gratuita.

Entre os convidados especiais, está o pianista Miguel Laprano, de formação pianística de nomes importantes como Dináh Mihalef, Lydia Alimonda, Antonio Bezzan, André Rangel e Maria José Carrasqueira. Laprano tem se apresentado nas principais salas de concertos nas cidades de São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG, Campo Grande-MS, além de Buenos Aires-Argentina e Wiesbaden-Alemanha.

A filarmônica contará com as participações do violinista Roberto Twiaschor, fundador da Orquestra de Câmara de São Paulo, que será o Spalla (primeiro-violino) da orquestra e da fagotista Mary Macedo, professora da Fundação das Artes de São Caetano.


No repertório constam peças como Petite Symphonie, de Charles Gounod; Concerto para Piano No. 12, de Wolfang A. Mozart; o clássico Danubio Azul, de Johann Strauss Jr., entre outras. “A humanidade, mais do que nunca, anseia pela paz e tenta gerar condições para que ela se estabeleça em nosso mundo. A arte é uma dessas ferramentas”, disse o maestro da filarmônica, Daniel Martins.

A Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri da Universidade Metodista é atualmente a única orquestra ativa em São Bernardo e conta com 57 músicos com idades entre 12 e 25 anos. No repertório, constam clássicos da música erudita e obras populares nacionais e internacionais.

 

Concerto Música e Paz por Filarmônica Jovem Camargo Guarnieri
Data: 29/05/2011
Horário: 11h
Local: Igreja Metodista em Rudge Ramos – Rua Alfeu Tavares, 85, Rudge Ramos, São Bernardo do Campo

Entrada gratuita

 

Solista Convidado

Miguel Laprano

Natural de São José do Rio Preto, onde teve sua iniciação musical a cargo da professora Leila Cabral e graduou-se em música pelo Instituto de Artes da UNESP.

Deve sua formação pianística a mestres como Dináh Mihalef, Lydia Alimonda, Antonio Bezzan, André Rangel e Maria José Carrasqueira.

Tem se apresentado como pianista nas principais salas de concertos nas cidades de São Paulo-SP, Belo Horizonte-MG, Campo Grande-MS, além de Buenos Aires-Argentina e Wiesbaden-Alemanha.

Exerceu a atividade de docência na FPA (Faculdade Paulista de Artes). Atualmente é docente no Conservatório Souza Lima em São Paulo. 

 

Spalla Convidado

Roberto Twiaschor

Iniciou seus estudos de música e violino com Anselmo Zlatopolsky, completando-os com Loris Pinheiro.

Foi fundador, em 1956, da Orquestra de Câmara de São Paulo, na qual foi spalla e solista, se apresentando nas principais salas de São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, além de participar da “Missa da Coroação”, na inauguração de Brasília.  Ainda realizou concertos internacionais em Lucca, na Itália e em Dakar, Senegal. 

Foi também um dos fundadores da Orquestra de Câmara L’Éstro Armonico (São Paulo).

Atuou como solista no auditório Cláudio Santoro, durante Festivais de Inverno de Campos do Jordão.

Como spalla ou concertino, atuou com inúmeros maestros, entre os quais: Olivier Toni, Eleazar de Carvalho, Armando Belardi, Isaac Karabtchevski, Roberto Tibiriçá, Roberto Schnorrenberg, Marcus Carvalho, Henry Schuman (EUA), Kohichi Hattori (Japão) e Ivo Cruz (Portugal).

Foi professor do curso superior de violino do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, onde idealizou e organizou a única orquestra que o Conservatório teve em sua centenária existência, da qual foi spalla e diretor musical. 

Em 2005 formou o Trio Allegro, que deu origem à atual Camerata Allegro. 

Convidado pelo Teatro Lírico de Equipe, no início de 2007 foi um dos organizadores da Orquestra do Teatro Lírico de Equipe, na qual atua como spalla. 

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , ,
X