Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Artes e Cultura / Encontro de encerramento do Programa Aquarela

Encontro de encerramento do Programa Aquarela

Programa Aquarela realiza último encontro de 2019

26/11/2019 18h30 - última modificação 27/11/2019 18h30

O Programa Aquarela – Uma Tarde na Universidade realizou o último encontro de 2019 em 25 de novembro com várias apresentações culturais e artísticas, entre as quais Teatro Aquarela, música, coral, violão e música francesa com a Oficina de Francês, além de vídeos de algumas atividades do grupo. Também houve apresentação de Natal para encerrar o evento.

O Teatro Aquarela encenou a peça “Salão de Beleza”, dirigida por Nina Mancin, em que as personagens estão focadas em julgar e falar mal de todas as pessoas que conhecem em comum.  “Há dois anos o grupo de teatro foi fechado e oficializado como o grupo do Programa. Deixou de ser uma oficina e representa o Programa Aquarela em outros espaços, teatros, centros comunitários e escolas. O grupo faz um trabalho muito bonito de espetáculos direcionados a crianças, espetáculos infantis, já que nosso lema é ‘Solidariedade entre gerações’. Mas hoje eles farão uma apresentação adulta”, contou Claudia Cezar, coordenadora do Núcleo de Arte e Cultura da Universidade Metodista de São Paulo e responsável pelo Programa Aquarela.

Oficina Bem-Estar e Saúde

A oficina foi apresentada aos participantes pela professora e psicóloga Cintia Bordwel e promove rodas de conversa, desabafos, conselhos e acolhimento. Professora Cintia agradeceu aos participantes deixando claro que aprende todos os dias e se sentia  enriquecida com as experiências humanas pelas quais os integrantes passam no decorrer dos semestres.

“Agradeço à psicóloga Cintia por tornar, em sala de aula, este relacionamento e essa vivência cada dia mais gratificantes para todos nós”, comentou Dora, uma das participantes da oficina, em vídeo mostrado durante o evento. “Cada um passa sua experiência aos demais e, neste semestre, discutimos um assunto que é dolorido: o luto. Aceitando ou não, todos temos que passar por esta fase. O bom disso é que, depois que você ouviu e se identificou com todos os itens abordados, relaxamos e pensamos que isso existe e aprendemos a tornar esta situação mais fácil”, finalizou João, também participante da oficina Bem-Estar e Saúde. 

Oficina de Idiomas

A professora de Educação Infantil Encarnación Cornieri, natural da Espanha, ensina espanhol na Oficina de Idiomas. Os alunos entoaram uma música de Natal em espanhol como parte do que foi aprendido neste semestre que se encerra. “Como estava aposentada e em casa, pensei ‘agora vou passar para frente para quem quiser aprender’. No primeiro semestre  tivemos muitos alunos, no segundo semestre nós quase triplicamos e todo mundo aprendeu bastant. Foi uma troca de experiências. O pessoal viaja e traz muitas novidades. Crescemos bastante e estou muito orgulhosa dos meus alunos”, declarou Encarnación.

Oficina Cultura Surda

Heronice Reis é aluna de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo. Deficiente auditiva, ela é estagiária do Programa Aquarela e responsável por ensinar Libras na Oficina Cultura Surda. “Convido vocês para fazer o curso de Libras no semestre que vem. Não é um curso obrigatório, em que vocês vão aprender fluentemente. É apenas para conhecerem  nossa cultura, como é o mundo dos surdos, como é a acessibilidade, os desafios, as dificuldades”, discorreu  Heronice, acompanhada por sua intérprete.

Ao final das apresentações culturais, o pastor e professor aposentado da FATEO Filemon de Assis deu a palavra de encerramento e pediu um minuto de reflexão e oração. Filemon é pastor aposentado da Igreja Metodista. Os participantes puderam ainda degustar quitutes no café comunitário, em que cada um levou um prato de doce ou salgado. Houve também bazar organizado pelos membros do Aquarela. 

As inscrições para o próximo semestre estarão abertas a partir de 4 de fevereiro de 2020, das 13h às 18h. Em breve serão divulgadas maiores informações.

Confira aqui como foi o último encontro do semestre.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,

X