Aprenda a inovar
De acordo com o Manual de Oslo, publicado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE¹ uma inovação é a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de atuação, na organização do local de trabalho ou nas relações externas.
Uma inovação educacional² é a introdução de um serviço novo ou significativamente melhorado no que concerne a suas características ou usos previstos. Incluem melhoramentos em termos de eficiência ou de velocidade, a adição de novas funções ou características em serviços existentes, ou a introdução de serviços inteiramente novos.
Uma inovação de processo é a implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado. Incluem-se mudanças significativas em técnicas, equipamentos e/ou softwares.
Uma inovação de marketing é a implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção do serviço, no posicionamento estratégico, em sua promoção ou na fixação de preços.
Uma inovação organizacional é a implementação de um novo método organizacional nas práticas de atuação da empresa, na organização do seu local de trabalho ou em suas relações externas. Os aspectos distintivos da inovação organizacional, comparada com outras mudanças organizacionais, é a implementação de um método organizacional - em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas - que não tenha sido usado anteriormente na organização e que seja o resultado de decisões estratégicas tomadas pelos responsáveis pela gestão.
1. OECD. Manual de Oslo: Diretrizes para coleta e interpretação de dados sobre inovação, 3ª Ed. Brasília: FINEP / OECD, 2005.
2. Os textos usados nas definições sobre inovação e tipos de inovações foram adaptados do Manual de Oslo.