Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / Time Enactus Metodista é classificado em dois editais de ações de responsabilidade social

Time Enactus Metodista é classificado em dois editais de ações de responsabilidade social

Projetos de empoderamento de comunidades quilombolas e de ex-moradores de rua recebem apoio da Ford e do McDonald’s

24/04/2018 21h16

Dois projetos de extensão da Universidade Metodista de São Paulo, Cooperquilombo - Barra do Turvo e Gente é pra Brilhar, foram classificados em editais promovidos pela Enactus Brasil com dois parceiros, Ford Motor Company Fund - Ford C3 e Prêmio ComMc Mudamos o Mundo! – Mc Donald’s, respectivamente. A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar jovens estudantes a melhorar o mundo por meio de ações empreendedoras.

São 36 países que operam o programa. No Brasil, participam universidades da maioria dos Estados e as adesões implicam em que cada instituição de ensino parceira crie seu “time Enactus” – no caso, Time Enactus Metodista.

O Cooperquilombo - Barra do Turvo (foto 1) desenvolve ações junto a comunidades quilombolas do Vale do Ribeira e classificou-se entre os quatro melhores inscritos no edital Ford C3 – Construindo Comunidades Sustentáveis 2018, com validação da Ford Internacional e que recebeu diversos projetos da rede Enactus Brasil. O Barra do Turvo envolve estudantes e professores de Engenharia Ambiental, Administração, Teologia e Publicidade e Propaganda. O projeto busca viabilizar a construção de uma fábrica de açúcar mascavo orgânico. Leia mais detalhes.

Já o Gente É pra Brilhar, cuja primeira ação foi a capacitação de ex-moradores de rua e criação de uma cooperativa de reformas na Comunidade Padre Pio, em São Bernardo (foto 2), está entre os 10 finalistas na parceria com a Mc Donalds, que igualmente recebeu vários inscritos para serem avaliados. O projeto envolve alunos e docentes dos cursos de Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Contabilidade e de Publicidade e Propaganda.

“O Gente é pra Brilhar formará ao final deste semestre uma cooperativa de alvenaria com ex-moradores de rua. Ser classificado no edital do Mc Donald´s possibilitará a estruturação da segunda cooperativa, agora de panificação e doces. Na comunidade muitas pessoas contam com essas habilidades e outros querem aprender”, afirma o professor Marco Bernardes, líder do projeto de extensão. Leia mais sobre o Gente É pra Brilhar.

“O Time Enactus Metodista foi o único classificado em dois editais simultaneamente no Brasil, em 2018”, elogia professora Marina Jugue, do curso de Publicidade e Propaganda da Metodista, que atua nos dois projetos e é docente conselheira da Enactus Brasil.

Visibilidade internacional

A ONG Enactus tem entre os parceiros no Brasil empresas como KPMG, Unilever, WalMart, entre outras organizações que estimulam ações de responsabilidade social e projetos empreendedores entre jovens estudantes. Tanto que são as universidades que compõem a rede por meio de alunos e líderes acadêmicos, além de executivos de empresas apoiadoras.

Entre os pré-requisitos de projetos de desenvolvimento comunitário que se candidatam para receber apoio de empresas ou para participar de competições da Enactus estão o impacto social, o protagonismo do aluno e a viabilidade de implantação.

A ONG também promove evento nacional todo ano reunindo projetos já consolidados (que disputam a Liga Principal) e projetos em desenvolvimento (Liga Rookie). O Evento Nacional Enactus Brasil 2018, está programado para 18, 19 e 20 de julho em Fortaleza e o Time Enactus Metodista já está inscrito com o Projeto Cooperquilombo - Barra do Turvo na Liga Rookie, onde estão 14 times.

Na Liga Principal, disputada este ano por quase 60 times, quem vencer representará o Brasil no Evento Enactus Internacional.

Sobre a Enactus

A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. Está presente em 36 países e em mais de 1,9 mil instituições de ensino. No Brasil, atua desde 1998 e tem times espalhados em mais de 110 universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras. Sua filosofia é agregar o aprendizado na sala de aula e a criatividade dos jovens para colaborar com um mundo mais justo e sustentável.

No Brasil, a Enactus calcula ter impactado mais de 10 mil pessoas diretamente pelos projetos em 2017. Pelo menos 2,5 mil estudantes e 150 professores contribuíram para melhorar o ambiente por meio do empreendedorismo social. O slogan da ONG é: “Enactus não é proposta de projetos, Enactus são projetos executados, é parceria e colaboração”.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
SOBRE A COORDENAÇÃO
X