Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / Enactus Metodista leva dois prêmios por ações de empreendedorismo social

Enactus Metodista leva dois prêmios por ações de empreendedorismo social

Conquista veio pelo trabalho voluntário junto a famílias quilombolas do Vale do Ribeira

24/07/2018 15h35 - última modificação 26/07/2018 15h00

Duas premiações já compõem a galeria do Time Enactus Metodista, criado há menos de um ano: a equipe acaba de receber o Prêmio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e o Troféu Revelação do Ano. A distinção ao Time Metodista refere-se ao projeto de extensão Quilombos de Barra do Turvo, que desenvolve ações junto a comunidades quilombolas do Vale do Ribeira, em São Paulo.

ExtensoEnactusPrmio2018JUL.jpg
Equipe premiada como Revelação do Ano e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU
As premiações foram conquistadas no Evento Nacional Enactus Brasil, realizado de 18 a 20 de julho último em Fortaleza (CE) e organizado pela ONG Enactus, que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades. O ENEB é considerado uma das maiores experiências na área na América Latina. São cerca de 2 mil estudantes, acadêmicos, empresários, agentes do governo e líderes de organizações brasileiras participantes. A competição nacional reúne mais de 120 universidades de todo o Brasil, das quais 56 concorreram este ano. 

 

O Troféu Revelação 2018 da Metodista foi dado em reconhecimento ao time que mais se destacou neste Ciclo Enactus e que obteve mais sucesso na missão de melhorar a qualidade e o padrão de vida das comunidades beneficiadas pelo projeto. Engajamento, pró-atividade, determinação, evolução e parcerias foram alguns quesitos levados em conta no alto índice de desempenho obtido, além de ser uma equipe novata, com 11 meses de formação.

Já o Prêmio ODS contemplou 17 equipes, em alusão aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável fixados pelos 193 Estados-membros da ONU para erradicar a pobreza e promover vida digna para todos dentro dos grandes desafios para o desenvolvimento sustentável do planeta até 2030. O Time Enactus Metodista obteve conquistou o Prêmio ODS 10 - Redução das Desigualdades, O projeto Quilombos de Barra do Turvo busca viabilizar a construção de uma fábrica de açúcar mascavo orgânico na região, beneficiando cerca de 300 famílias assentadas. Reúne alunos e professores de vários cursos da Metodista e foi um dos quatro projetos abraçados este ano com apoio da Fundação Ford.

“A experiência com as comunidades quilombolas tem sido essencial para nossa formação acadêmica e para o estímulo ao trabalho voluntário, além de os prêmios da Enactus abrirem novas portas para parcerias”, definiu Matias Vinícius Araújo Santos, aluno de Publicidade e Propaganda, que participou do evento nacional em Fortaleza ao lado dos colegas do curso de PP Malena Araujo, Nathalia Channoschi e Rebeca Gonçalves de Souza, além da professora Marina Jugue Chinem.

O diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da Metodista, Kleber Carrilho, recepcionou a equipe na tarde de segunda-feira 23 de julho com os professores Mario Dimov Mastrotti e Cláudio Torres. Ao parabenizar o grupo, professor Kleber disse que os prêmios são importantes não apenas para a formação e carreira dos alunos, mas para a própria valorização dos projetos de extensão universitária da Umesp.

Leia mais sobre o Cooperquilombo.

Evento nacional 2018

O Evento Nacional Enactus Brasil busca mostrar como a ação empreendedora e a inovação compartilhada transformam vidas e criam um futuro melhor para todos. A ideia é que estudantes universitários criem projetos para públicos de realidades diferentes das quais eles vivem e reflitam sobre a sociedade atual, formulando ações positivas sobretudo para públicos socialmente vulneráveis. Os projetos são avaliados por banca composta por executivos de alto escalão de empresas como Unilever, Bank Of America Merrill Lynch, Cargill, Tilibra e KPMG.

Em 2018, o tema do evento nacional foi “Nossa beleza está em nossas diferenças”, em alusão à importância da diversidade nos dias atuais.

Organização internacional sem fins lucrativos que fomenta o empreendedorismo social dentro das universidades, a Enactus atua em 36 países, com mais de 72 mil alunos espalhados por 1.730 instituições de ensino, segundo seus últimos dados. No Brasil, iniciou atividades em 1998 e tem 120 times em cem universidades com projetos que causam impacto positivo na vida dos mais necessitados por meio de ações empreendedoras.

Os projetos colocados em prática pelos alunos Enactus Brasil transformaram a vida de mais de 300 mil pessoas indiretamente e 65 mil diretamente nos últimos cinco anos, 22 mil só no ciclo 2017/2018. Neste período, 3 mil estudantes e mais de 160 professores contribuíram para melhorar o ambiente no qual estão inseridos por meio do empreendedorismo social. Veja mais em www.enactus.org.br

Saiba mais sobre o Time Enactus Metodista.

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , ,
SOBRE A COORDENAÇÃO
X