Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Extensão / Notícias / Cooperativa de Panificação do ‘Gente É Pra Brilhar’ é treinada em manipulação de alimentos

Cooperativa de Panificação do ‘Gente É Pra Brilhar’ é treinada em manipulação de alimentos

Bureau Veritas, parceiro do McDonalds, realiza oficina para cooperativa apoiada pela Metodista

21/06/2018 16h55 - última modificação 22/06/2018 14h30

Cooperativa de Panificação apoiada pela Metodista tem 12 integrantes

Em fase de formação, a Cooperativa de Panificação e Doces apoiada pela Universidade Metodista de São Paulo por meio do Projeto de Extensão recebeu na tarde de 21 de junho treinamento sobre “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos”. Orientações sobre higiene pessoal e técnicas de limpeza de produtos e de instalações foram dadas pelo Bureau Veritas por meio da nutricionista Andréa Petz Parrode, em capacitação que rendeu certificado aos 12 futuros empreendedores.

A Cooperativa de Panificação e Doces é o segundo empreendimento de serviços nascido na Comunidade Padre Pio, em São Bernardo, cujos integrantes são em sua maioria ex-moradores de rua e que recebem treinamento e orientação da Metodista. A Cooperativa de Construção Civil, estruturada no ano passado, já está em atividade e deve ser formalizada com CNPJ empresarial ainda neste mês de junho, anuncia professor Marco Bernardes, da Escola de Gestão e Direito, um dos idealizadores do projeto “Gente É Pra Brilhar”.

Este foi o terceiro encontro de preparação da Cooperativa de Panificação, que já passou por oficinas formativas em gestão e comunicação com palestras sobre “Comportamento Empreendedor: Autoestima e Autoconfiança” e “Cooperativismo e Economia Solidária”. A oficina de “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos” foi iniciativa da rede Mc Donald’s, parceiro da organização internacional sem fins lucrativos Enactus, dedicada a inspirar jovens estudantes a melhorar o mundo por meio de ações empreendedoras. A inscrição no edital “Com Mc Mudamos o Mundo” foi iniciativa da professora Marina Jugue, do curso de Publicidade e Propaganda.

Mãos sempre limpas

Os futuros panificadores e confeiteiros aprenderam na palestra regras de higiene desde o recebimento de materiais e a adequada estocagem até preparo de alimentos e o consumo final. O asseio deve ser não apenas pessoal, mas também do ambiente de trabalho e do próprio alimento, explicou a nutricionista Andrea Parrode, que detalhou várias das regulamentações previstas pela Vigilância Sanitária brasileira. “O que pensar de um estabelecimento onde um funcionário sai para fumar com seu uniforme todo branco?”, provocou ela, que fez diversos quizzes com os aprendizes.

Entre as posturas mais importantes de higiene, a palestrante elencou ter as mãos sempre limpas, banhos diários, cabelos presos, nada de brincos e anéis nem recolher ou manipular lixo sem luvas. Tossir e espirrar na cozinha, nem pensar. Se for inevitável, fazê-lo sob as axilas, orientou Andrea. “Um espirro espalha bactérias por dois metros de diâmetro”, apontou. A importância da lavagem das mãos é básica. Os três objetos mais contaminados no meio ambiente são a barra de apoio dos ônibus, carrinhos de supermercados e celulares. “Por isso é proibido chegar da rua e cumprimentar com as mãos colegas que estão trabalhando na cozinha”, citou.

Além de boas práticas, a programação incluiu conteúdos sobre contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, higiene e saúde dos funcionários, qualidade da água e controle integrado de pragas, além de procedimentos para higienização de instalações e ambientes.

O encontro foi aberto pela coordenadora de Graduação e Extensão, professora Alessandra Zambone, que elogiou a mobilização dos cursos de Processos Gerenciais, Recursos Humanos, Contabilidade, Administração e Publicidade e Propaganda em torno do projeto “Gente é Pra Brilhar”. Disse que uma universidade comunitária como a Metodista não teria razão de existir se não contribuísse com projetos que tragam melhorias sociais e qualidade de vida. “Uma tarde de aprendizado como essa é a grande alegria de nós, professores”, destacou, ao incentivar os futuros empreendedores a perseguirem seus sonhos. Também deu as boas-vindas aos participantes o diretor da Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, professor Kleber Carrilho. Participou ainda do evento a gerente do McDonald´s do Shopping Metrópole, Maria Vanessa, loja que também dará apoio à cooperativa.

Leia sobre o Time Enactus Metodista.
Saiba mais sobre o “Gente é Pra Brilhar”.
Veja imagens da oficina sobre “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos”:

Cooperativa de Panificação e Doces do programa Gente É Pra Brilhar palestra sobre Boas Práticas e Manipulação de Alimentos - Projeto de Extensão

Esta matéria foi publicada no Jornal da Metodista.
Conheça Outras.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , , , , , , , , ,
SOBRE A COORDENAÇÃO
X