Questão 3

Questão 3

Senso crítico é arma para combater 'fake news'
A educação virtual é uma arma importante para detectar informações falsas no noticiário, segundo especialistas. Essa “alfabetização” deve contar com esforços de vários setores da sociedade, para evitar que as chamadas fake news tumultuem o debate público, como ocorreu na corrida eleitoral americana e na votação pela saída do Reino Unido da União Européia.

“Tem de vir da grande imprensa, do professor, da família, de todos os lados”, diz a diretora da Agência Lupa, Cristina Tardáguila, que realiza checagem de informações do noticiário brasileiro. “Até porque não há nenhum sinal de que a produção de notícias falsas vai diminuir.” Para ela, o entendimento sobre como o noticiário é produzido deve ser uma prioridade no combate às fake news.

A dificuldade de identificar notícias falsas afeta até países com melhores índices de escolaridade. Uma pesquisa da Universidade de Stanford apontou, em julho deste ano, que estudantes americanos tiveram problema para checar a credibilidade das informações divulgadas na internet. Dentre 7.804 alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, 40% não conseguiram detectar fake news.

Especialistas destacam a importância da criação de políticas públicas com foco na análise crítica da mídia. Pois, dificilmente conseguiremos uma mudança cultural sem passar pela educação de massa da sociedade. O público desconhece os meios pelos quais pode ser manipulado na internet.

Disponível em http://infograficos.estadao.com.br/focas/politico-em-construcao/materia/senso-critico-e-arma-para-combater-fake-news. Acesso em 23 de agosto de 2018, (adaptado).

Percebe-se no texto acima, a necessidade de detectar e combater as fake news. Para tanto, é importante observar alguns cuidados simples que podem ajudar a mudar esse cenário.

Identifique as afirmativas que poderão auxiliá-lo a identificar uma notícia falsa:

I. Identifique a fonte, clique fora da história para investigar o site, sua missão e contato.
II. Verifique o autor, faça uma breve pesquisa sobre o autor, para verificar se é confiável e se é ele mesmo.
III. Verifique a data, repostar notícias antigas não significa que sejam relevantes atualmente.
IV. Fique atento com os preconceitos, avalie se seus valores próprios e crenças podem afetar seu julgamento.
V. Não leia só o titulo, Títulos chamam a atenção para obter cliques, leia a história completa
VI. Quais são as fontes de apoio? Clique nos links. Verifique se a informação oferece apoio à história
VII. Verifique se não é apenas uma Piada de mau gosto. Caso seja muito estranho, pode ser uma sátira. Pesquise sobre o site e o autor