O que é?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um processo avaliativo destinado aos alunos de todas as Instituições de Ensino Superior – IES do país.

O exame ocorre anualmente e é organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação – MEC (governo federal).
 
O objetivo do ENADE é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes considerando:

 

 

sergio.jpeg Para o diretor de graduação da Universidade Metodista de São Paulo, o ENADE “é um importante momento de avaliação da trajetória universitária. Ele busca aferir o desempenho do (a) aluno (a) e, de forma indireta, o que a Universidade lhe proporcionou para chegar nesse momento conclusivo do curso. É importante que toda a comunidade universitária tenha clareza disso e contribua efetivamente na construção de uma Universidade que tem qualidade técnica e compromisso social que possam refletir nesse desempenho dos discentes”.
Profº Sérgio Marcus Tavares
Diretor de graduação da Universidade Metodista de São Paulo
 
nilton-zanco.jpg Considero o ENADE como uma grande oportunidade de avaliação interna do curso. Quando recebemos o relatório de desempenho dos nossos alunos, podemos avaliar se os conteúdos foram ministrados em quantidade e qualidade suficientes para a boa formação profissional.
Profº Nilton de Abreu Zanco
Coordenador do curso de Medicina Veterinária
 
ana.jpg No meu entendimento, a prova do ENADE é maximamente importante no sentido de ser um instrumento para preparar o aluno para futuros processos seletivos e concursos, além de avaliar o conhecimento adquirido pelo mesmo com um todo durante a graduação, desde que a prova permeie pelas diferentes áreas de atuação.
É uma prova que, até mesmo, desenvolve aptidões pessoais, como equilíbrio, paciência, persistência, dedicação, dentre algumas virtudes imprescindíveis na relação multiprofissional.
Profª Ana Claudia Pompeu
Coordenadora do curso de Farmácia e Téc em Estética e Cosmética
 
antero-destaque.jpg O ENADE permite ao aluno ter consciência de sua importância no contexto profissional, dado que ele representa um indicador reconhecido pelo mercado, e assim, demostrar a qualidade do ensino oferecido pelo seu curso.
Profº Antero Paulos dos Santos Matias
Coordenador da graduação Técnico em Gestão Hospitalar
 
carla.jpg O ENADE é de importância fundamental para a avaliação dos cursos universitários. Por meio dele, o Ministério da Educação e Cultura promove a melhoria do ensino no país. Para o estudante, o exame é a oportunidade de demonstrar que adquiriu as qualidades profissionais necessárias ao bom exercício de sua profissão o que refletirá na avaliação do curso da Instituição de ensino em que se formou.
Profª Carla Mazzitelli
Coordenadora dos cursos de Fisioterapia e Educação Física
 
marcia.jpg O ENADE tem uma importância fundamental para a avaliação dos nossos cursos universitários. Por meio dele, podemos analisar a pertinência das nossas matrizes curriculares e, inclusive, através da análise das respostas ao Questionário do Estudante, termos a percepção destes quanto a diversos aspectos da vida acadêmica e com isso podemos analisar, discutir e melhorar as nossas práticas pedagógicas.
Profª Márcia Sartori
Coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Tecnologia em Gestão Ambiental
 
ana urlass.jpg O ENADE é um valioso instrumento de avaliação do aproveitamento técnico do corpo discente que reflete sua capacidade de corresponder aos desafios profissionais iminentes. Desta forma, ao dedicar-se na preparação e ao obter um bom desempenho o aluno comprova a robustez de sua formação e contribuí para a valorização do curso realizado e da Instituição de ensino que proporcionou a construção deste caminho de aprendizagem e formação profissional.
Profª Ana Paula Urlass
Coordenadora do curso de Biomedicina
Comunicar erros