O que é?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um processo avaliativo destinado aos alunos de todas as Instituições de Ensino Superior – IES do país.

O exame ocorre anualmente e é organizado e conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira – INEP, vinculado ao Ministério da Educação – MEC (governo federal).
 
O objetivo do ENADE é acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes considerando:

 

 

Para a diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade Metodista de São Paulo, o ENADE é um “instrumento de avaliação que permite a discussão constante pelo corpo docente de conteúdos e sistema de avaliação, contribuindo bastante para nossas práticas educativas e refletindo na qualidade do ensino." 

Prof. Dra. Alessandra Zambone/Diretora de Extensão e Ações Comunitárias

 

 

Coordenadores de curso da Universidade Metodista compreendem e atribuem ao ENADE relevante etapa no processo de formação e aperfeiçoamento do ensino superior. Veja!

"O ENADE permite ao curso rever seu projeto pedagógico periodicamente, contribuindo, assim, com a capacitação adequada do aluno. A cada período de provas do ENADE, o coordenador de curso, em conjunto com o Núcleo Docente Estruturante, analisa os objetivos bem como a ementa de cada módulo para identificar o quanto cada um desses instrumentos está congruente com o que se pede na prova, adequando o curso às reais necessidades do mercado de trabalho".

Prof. Ms. Antero Paulo dos Santos Matias

Comunicar erros