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Anais do X Eclesiocom. Volume 3, Número 1. São Bernardo: UMESP, 2015

Conferências
Prof. Dr. Edin Abumansur Sued
Doutor em Ciências Sociais. Professor do Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolve pesquisas em Sociologia da Religião, atuando principalmente nos temas "pentecostalismo", "protestantismo", "turismo religioso". Desenvolve pesquisa sobre as relações entre Religião e Violência na cidade de São Paulo. Autor do livro "As moradas de Deus. Arquitetura de Igrejas Protestantes e Pentecostais" (Editora Novo Século, 2004).

Prof. Dr. Luis Mauro de Sá Martino
Doutor em Ciências Sociais. Professor do Programa de Mestrado em Comunicação e do Curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, onde lidera o Grupo de Pesquisa “Mídia, Instituições e Poder Simbólico". Desenvolve pesquisas relacionadas aos estudos de Teoria da Comunicação, Comunicação e Política e os Processos de Mediatização da Religião. Autor dos livros Teoria da Comunicação (Vozes, 2009), Comunicação e Identidade (Paulus, 2010) e The Mediatization of Religion (Ashgate, 2013).

Prof. Dr. Mauricio Ribeiro da Silva
Doutor em Comunicação e Semiótica e arquiteto e urbanista. Professor e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (UNIP-SP), membro do Grupo de Pesquisas em Mídia e Estudos do Imaginário e do Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia. Desenvolve pesquisas em Comunicação envolvendo questões relacionadas à Teoria da Mídia e Teoria da Imagem a partir de problemas vinculados ao espaço urbano e ao ciberrnético. Autor do livro "Na Órbita do Imaginário: comunicação, imagem e os espaços da vida" (Editora Bluecom, 2012).

 

Adriana Nascimento da Siva
A Bíblia na Hipermídia

Adriano Gonçalves Larangeira
A batina versus a farda

Alexandra Gonsalez
A omissão editorial do holocausto durante a segunda guerra

Alexei Padilla Herrera e Elisa Beatriz Ramírez Hernández
Comunicação alternativa e publicações religiosas em Cuba: a contribuição da revista católica

Andressa Ogando Braunstein
Igreja e Relacionamento com os Públicos: um estudo do Programa Mãos que Ajudam de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias

Ariana Nascimento da Silva
Rituais virtuais – os aplicativos do Círio de Nazaré

Bernadete Alves de Medeiros Marcelino
Estratégias missionárias da Igreja Adventista do Sétimo Dia entre os imigrantes haitianos em São Paulo: um estudo de caso

Betina Bordin Pinto
Violência Simbólica do Feminino na Mídia: uma análise do programa The Love School

Bruno Menezes Andrade Guimarães
O humor de “Porta dos Fundos” e as novas condições e as Novas Condições de Pertencimento Religioso

Carlos Eduardo Rosa de Souza
Comunicação interpessoal nas origens do Metodismo e os desafios para o metodismo hoje

Claudia Regina Alexandre
Religiões afro brasileiras e organizações carnavalescas em SP de São Paulo - Santos e Orixás na Vai-Vai e a tradição no bairro da Bela Vista

Daniel Santana Camuçatto
Práticas Sagradas, Discursos Irônicos: a jocosidade do divino na narrativa do canal Porta dos Fundos

David Juglierme Alves Nogueira
A religião na atualidade

Deborah Hornblas Travassos
Andar com a fé: turismo religioso e lazer; o sagrado e o profano dividindo o mesmo espaço

Delba Tenorio Lima Patriota Villela
Ensino Religioso na Contemporaneidade: a voz que clama no deserto das cidades

Eliana da Motta dos Santos
Revista Veja e revista Time: Uma análise do discurso entre Brasil e Estados Unidos sobre a construção da identidade dos cristãos católicos e evangélicos

Flavia Gabriela da Costa Rosa
O papel da Comunicação na configuração das cidades-Santuário de Aparecida (Brasil) e Fátima (Portugal)

Gáudio Luiz Freddi Bassoli
Humor e conflito: Enquadramentos Polêmicos da Religião no Tá no Ar: A TV na TV

Gislaine Stachissini
JMJ 2013: Ocupação do espaço público, território de encontros e representações sociais midiatizadas

Giulliano Placeres
A rede vida entre a TV institucional e o empreendimento familiar

Heitor Messias Reimão de Melo e Letícia Jovelina Storto
Análise discursiva da confissão católica: o que diz o Papa Francisco?

Helmut Renders
A obra Cor Iesv amanti sacrvm de Antônio Wierix: a religio cordis jesuíta no início da reforma católica e a promoção da via mística tripla

Isley Borges da Silva Junior
Igreja neopentecostal, jornal mundano: uma análise cultural da identidade jornalística da Folha Universal

João Damasio da Silva Neto e Luiz Antônio Signates Freitas
Estudo comunicacional da cidade espírita: a religião entre a identidade e a cidade

Juliana da Silva Ferreira
Religião, celebridades e a razão contemporânea: o Caso do Papa-acontecimento

Kelma Amabile Mazziero de Souza e Maria Tereza Mazziero de Souza
Leituras: Do Tarô à Religiosidade Nossa de Cada Dia

Leandro de Paula Santos
Crença e espaço público: sentidos em disputa na democracia liberal

Leandro Ortunes
Movimentos midiáticos sobre a sexualidade: entre a vida religiosa e a vida prática

Leonardo de Souza Torres Soares
iReligiosidade elementos simbólicos religiosos Cooptados Pela Marca Apple

Letícia Jovelina Storto e Marcelo da Silva Figueiredo
Arquitetura do Templo de Salomão: argumentatividade e envolvimento

Lindolfo Alexandre de Souza
Elaboração de plano de comunicação institucional junto às paróquias da Forania São João XXIII, da Arquidiocese de Campinas: uma experiência de extensão

Luis de Castro Campos Júnior
O Urbano e a Comunicação: As Condições Para o Desenvolvimento do Neopentecostalismo

Luís Henrique Marques
Canção Nova e a devoção mariana: análise sob a perspectiva do processo de midiatização da religião

Marcelo Moreira Ramiro
Religião e Alienação: Expansão do Domínio na Era do Espetáculo

Marcos Martinez Munhoz 
Penitentes de Batalha: Do ritual ao espetáculo

Maria Cristina Angelini
O Papa simples usa tecnologia sofisticada para compartilhar suas mensagens

Maria Cristina Leite Peixoto
O papel da mídia na Construção de Modelos de Santidade

Mauricio Nascimento Cruz Filho
Educomunicação no discurso e na prática religiosa - Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais

Nubia Maria da Silva e Cosette Castro
O discurso da mídia sobre a Teologia da Libertação (TdL) nos Jornais O Globo, Folha de S. Paulo e Revista Veja no Ano de 1984

Patrícia Garcia Costa
Análise de discurso em questão: a construção do ethos feminino no programa televisivo The Love School

Patrícia Santos Machado
O rei do mundo civilizado e a fada do reino selvagem - Uma análise do imaginário do Bem e do Mal na narrativa do filme Malévola através da Hermenêutica de Profundidade

Paula Francisco Salles
Corpo e Dança Novas Estratégias de Comunicação do Discurso Cristão Protestante

Pedro Moreno
Negócios da fé: intersecções turísticas e midiáticas no Santuário Nacional de Aparecida-SP

Renata Castro Cardias Kawaguchi
Festas folkcomunicação e religiosidade popular nas comunidades caiçaras e quilombolas de Cananéia-SP

Ricardo Costa Alvarenga
O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil e os novos rumos da comunicação católica brasileira

Ricardo Viula e Fernando Oliveira Paulino
A TV de todos os Santos: o debate sobre diversidade religiosa na Empresa Brasil de Comunicação

Roberto Bazanini
O mercado de bens simbólicos da religião: o Templo de Salomão como estratégia de marketing

Ronivaldo Moreira de Souza
Religião e Consumo como lugares de emersão das estruturas de sentimento

Selene Ferreira
De olho na juventude: estratégias para manter e ampliar o público jovem católico

Tamires Ferreira Coêlho e Cristiano Dutra Batista
Religiões de matriz africana e Ocupação de Espaços Públicos: (Des)Legitimação e Disputas de Sentidos

Thiago Caminada
Participação e devoção nas redes sociais na internet: estudo de comentários em notícias religiosas

Victor Henrique Justino França
Chamados para fora: a igreja cristã nos flash mobs na cena carioca