Do currículo ao trabalho voluntariado, tudo pesa na carreira, orienta palestra no Coworking Metodista
04/07/2017 18h15 - última modificação 27/10/2017 14h49
Os cuidados com a carreira têm início já nos primeiros contatos para disputa de uma vaga de emprego, permanecem por todo o processo seletivo e se tornam mais prementes com o passar do tempo devido às exigências, entre outros, das promoções e novas expectativas nos ambientes profissionais. Desde um currículo bem elaborado até o comportamento em uma entrevista, passando pelos bons relacionamentos corporativos, tudo pesa para o sucesso profissional – inclusive dedicar-se a trabalhos voluntários, algo muito valorizado pelas empresas.
“É importante pesquisar previamente as exigências e práticas da empresa onde se pretende trabalhar e preparar um bom currículo, como se fosse um cartão de visita. O currículo é fundamental, considerando-se que seu principal objetivo é vender a imagem do candidato. Os principais focos de um currículo são objetividade, clareza e concisão”, ensina a professora Ana Maria Martins, coordenadora dos cursos de Secretariado Executivo Bilíngue, Assessoria Executiva e Gestão de Eventos da Universidade Metodista de São Paulo, que falou sábado passado, 1º de julho, sobre “Ética e Postura Profissional” no Espaço Coworking do Golden Square Shopping em São Bernardo.
Ela enfatizou na palestra o passo a passo de um CV. A apresentação deve conter nome completo, contatos, objetivo, formação acadêmica, domínio de idiomas e de informática, experiência profissional, cursos e palestras complementares, além de ações de voluntariado. Professora Ana Maria simulou inclusive as principais ocorrências em uma entrevista de emprego e o comportamento diante do selecionador, uma vez que é normal o uso de recursos -- nem sempre de palavras e nem sempre diretas -- na busca de informações.
Por exemplo, um entrevistador pode oferecer café ou um copo de água para observar a postura do entrevistado. “Por isso o candidato deve estar ligado: atenção e cuidados devem estar presentes o tempo todo para, efetivamente, vender bem e de forma positiva sua imagem”, aconselhou.
Fazer o que gosta
Professora Ana Maria desenvolveu o tema profissionalismo através dos tempos, com ênfase nos dias atuais, em que o candidato, preferencialmente, deve optar por dedicar-se e fazer o que gosta. “Isso tende a motivá-lo e a deixar as coisas mais fáceis rumo ao sucesso na carreira escolhida”, pontuou. Além desses fatores, é imprescindível ter boa formação escolar, tanto quanto possível universitária, boa capacidade de promover sua imagem e de interagir com pessoas, além de bons conhecimentos de informática e de idiomas.
A educadora enfatizou a parte relacional – construída na vida familiar, acadêmica e em bons estágios –, que considera muito importante, mas apontou como fundamental não perder as oportunidades que o mercado oferece. Lamentou que muitos deixam passar esses momentos porque não estão preparados, seja por falta de habilidades e de disposição para a luta, seja por insegurança e timidez e, sobretudo, por viver a se lamentar.
Por perceber interesse nos presentes, professora Ana Maria encerrou o encontro com convite para participarem do DUA (Dia da Universidade Aberta) que a Metodista organiza para 30 de setembro das 10h às 14h. “Foi uma tarde agradável de aprendizagem, sociabilidade e troca de informações”, destacou ela.