Notícias
“Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”. Jeremias 17.8
Enfim chegou o dia 14 de junho e, com ele, o aguardado Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista. Neste ano, o tema foi “As mulheres nos caminhos da missão: nossa identidade, nossos desafios”.
Da sexta, dia 14, até o domingo, dia 16, mulheres metodistas de todas as regiões do país reuniram-se na Faculdade de Teologia para refletir sobre suas próprias identidades e relembrar seus papéis como cristãs e cidadãs do Reino.
O evento foi promovido pelo Centro Otília Chaves, da FaTeo, sob coordenação da professora Margarida Ribeiro, e Confederação Metodista de Mulheres (foto acima).
O primeiro painel, abrindo a programação do evento, trouxe a perspectiva bíblica e wesleyana da missão. A professora e pastora Suely Xavier falou sobre a história da Bíblia, explicando como o texto se formou, ao longo dos anos, e abordando sua importância como expressão da relação entre o ser humano e Deus. Ela também deu dicas valiosas de como a Bíblia pode ser estudada e divulgada de diversas maneiras na comunidade de fé.
Clique aqui para ver a apresentação.
O professor e bispo Paulo Ayres Mattos falou sobre a história do movimento metodista, desde seus primórdios, destacando o chamado “Quadrilátero Wesleyano Brasileiro”, método que sintetiza o pensamento de John Wesley. Como caminho de aprendizado da Palavra de Deus, Wesley associou a leitura da Bíblia, o raciocínio, a tradição e a experiência. Unidos, esses quatro elementos – Bíblia, Raciocínio, Tradição e Experiência – foram chamados pelos teólogos de “Quadrilátero Wesleyano”. Na versão brasileira, incluiu-se mais um item: a criação, como expressão da criação divina. No quadrilátero brasileiro, os lados do quadrado são Criação, Raciocínio, Tradição e Experiência, tendo a Bíblia por elemento central, que une todos os outros.
Veja a apresentação clicando aqui.
O evento que começou com o elemento central do Quadrilátero Wesleyano – a Bíblia – seguiu abordando os outros elementos que fundamental a vivência cristã, segundo o pensamento de Wesley:
A pastora Cláudia Maria da Silva Nascimento falou sobre TRADIÇÃO.
Clique aqui.
A pastora e professora Blanches de Paula falou sobre RAZÃO.
Clique aqui.
A pastora Miriam Isabel Gallo do Amaral falou sobre EXPERIÊNCIA
Clique aqui.
A bispa Marisa de Freitas falou sobre CRIAÇÃO, citando o projeto “Amando a Criação de Deus”, que busca sensibilizar a Igreja Metodista acerca de seu protagonismo relacionado à natureza, assumindo que é parte da sua missão a preservação do meio ambiente, bem como estimular a prática de ações coerentes com esta fé.
Clique aqui para ver a apresentação.
Além dos estudos, as mulheres metodistas também compartilharam momentos de criação artística, participando da oficina de colares artesanais ministrada por Luciana de Santana, funcionária da FaTeo (acima, à esquerda) e da Noite Cultural, organizada pelas participantes da Terceira e Quarta Regiões Eclesiásticas (acima, à direita).
Após a celebração de encerramento, a cargo das mulheres da 6ª Região Eclesiástica, a bênção final foi impetrada pela bispa Marisa de Freitas.
Fotos: Luciana de Santana/FaTeo
VEJA MAIS FOTOS NA PÁGINA DO FACEBOOK DA FATEO
VEJA TAMBÉM:
Programação da Semana Wesleyana terá Encontro de Pastoras Metodistas
Caladas na Igreja? Mulheres e Igrejas nos dias de hoje. O tema da 61ª Semana Wesleyana, que ocorre na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista entre os dias 21 a 25 de maio, é uma reflexão oportuna sobre a participação feminina no cotidiano da Igreja e uma homenagem às pastoras metodistas que celebram os 40 anos de instituição do ministério feminino ordenado na Igreja Metodista.
Como parte da programação da Semana Wesleyana ocorrerá o Encontro de Pastoras Metodistas, com palestras das bispas Joaquina Nhanala, de Moçambique, e Marisa de Freitas, do Brasil, além de momentos devocionais e de troca de experiências entre as pastoras.
As pastoras metodistas terão a oportunidade de fazer uma avaliação da caminhada ministerial ao longo destes 40 anos e, para isso, contam com um importante documento histórico: as palestras do I "Encontro sobre Ministério Pastoral Feminino", realizado em outubro de 1976, na FaTeo.
- As palestras do I Encontro sobre Ministério Pastoral Feminino foram digitadas na íntegra e podem ser acessadas, em formato word, CLICANDO AQUI.
- VEJA TAMBÉM: A programação completa da 61ª Semana Wesleyana.
Família é tema do próximo Encontro Nacional de Mulheres
Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista
“As Famílias nos Caminhos da Missão”
“A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor”. (Isaías 61.9)
15 a 17 de Junho de 2012
V ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES A DISTÂNCIA 2012
Será no dia 14 de abril, agende-se!
Promovido pelo Programa de Extensão da Faculdade de Teologia e Centro Otília Chaves, o V Encontro a Distância vai aproximar mulheres metodistas de todo o país. O curso, via satélite, ocorre em tempo real em diversos locais do país. Informe-se com a Federação Metodista de Mulheres de sua região e participe!
ENCONTRO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE MULHERES METODISTAS
Mulheres de Atitude! Nos caminhos da missão... O lema instigante do Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista de 2011 demonstra a disposição das participantes em serem protagonistas de uma história construída, passo a passo, rumo ao Reino de Deus. O encontro, realizado entre os dias 10 e 12 de junho, foi uma oportunidade de diálogo e partiliha de experiências. Leia mais clicando aqui!
- COLETÂNEA "MULHERES METODISTAS BRASILEIRAS - MMB"
O Centro Otília Chaves, em parceria com a Confederação Metodista de Mulheres e Revista Voz Missionária, está lançando o livro Mulheres Metodistas Brasileiras (MMB), uma coletânea de relatos de Mulheres metodistas de todo o país que tiveram uma presença marcante e transformadora na Igreja e na Sociedade, e que aliaram uma vivência de piedade expressa nas obras de misericórdia, manifestando, assim, a ação pública da Igreja.
- ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES METODISTAS À DISTÂNCIA 2011
Mulheres ultrapassando fronteiras! Participe deste Encontro juntamente com as irmãs da sua comunidade local e do Distrito, e via internet vamos nos reunir em nível nacional para celebrar, orar e capacitar, visando o aperfeiçoamento da missão. Anote em sua agenda: o terceiro Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à Distância será no dia 30 de abril de 2011, e o quarto está previsto para o dia 27 de Agosto de 2011.
Mais informações: e-mail: centro.otiliachaves@metodista.br
- CONFIRA TAMBÉM COMO FOI O II ENCONTRO À DISTÂNCIA DE MULHERES METODISTAS!
CLIQUE aqui para ver como foi o encontro, realizado no dia 28/08/2010, com o tema: " Mulher e Direitos Humanos". Veja também as fotos de quem participou! http://www.metodista.br/centrootiliachaves/noticias/ii-encontro-nacional-de-mulheres-metodistas-a-distancia/
ENCONTRO VIA SATÉLITE
No dia 20 de março, ocorreu o Encontro Nacional de Mulheres da Igreja Metodista, patrocinado pelo Centro Otília Chaves.
VEJA TAMBÉM:
ENCONTRO DE DIACONISAS DA CHÁCARA FLORA NA FATEO
MULHERES METODISTAS ORAM PELO HAITI
Desperta, Débora! O povo de Haiti precisa de você!
No calendário de oração das Mulheres da Igreja Metodista Unida, os textos bíblicos de 12 de janeiro, dia em que o Haiti sofreu um terremoto devastador, foram Juízes 5:12-21 e I João 5:13-21.
Uma semana depois, relendo esses textos à luz da minha conversa com a presidente das mulheres da Associação Evangélica na República Dominicana, me dou conta das Déboras que têm despertado e entoado um cântico de solidariedade ao povo do Haiti . Amancia Felix, presidente da Associação, visitou as mulheres haitianas nos hospitais na República Dominicana, lançou uma campanha na igreja para recolher alimentos e medicamentos, incentivou às mulheres a engajar-se nesta missão, tem procurado capacitação para mulheres e jovens intervir nesta situação de crise no Haiti e coordenado uma jornada de oração todos os dias às 6hs e 22hs com as sócias da Associação em todo o país.
Sabedoria e Testemunho - Iniciativa Missionária Regional das Mulheres Metodistas Unidas (E.U.A.) extende o convite de Amancia para você participar desta jornanda de oração e ação. Amancia nos convida a orar pelo povo do Haiti e que a ajuda humanitária seja feita com justiça e paz. Oremos também pelas irmãs haitianas e dominicanas para que sintam que não estão sozinhas; e que a força da nossa fé e esperança lhes possa a animar em este ser Débora.
A Divisão da Mulher está lançando em seu site sua campanha de solidariedade ao povo do Haiti (http://new.gbgm-umc.org/umw/). Juntamente com as mulheres de igrejas, organizações ecumênicas e da sociedade civil, e as mulheres sobreviventes do Haiti, juntas, todas seremos as Déboras do nosso tempo.
As convido a compartilhar suas orações e ações de solidariedade com o povo do Haiti. Se quiserem, podem enviar a este endereço eletronico - roliveir@gbgm-umc.org ou sabytest@gmail.com,
Paz,
Rosângela Oliveira Iniciativa Missionária Regional das Mulheres Metodistas Unida/JGMG - com mulheres na América Latina/ Sabedoria e Testemunho
Rosângela Oliveira Women's Division Regional Missionary - Latin America