Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Centro Otília Chaves / Notícias

Notícias

“Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto”. Jeremias 17.8

 

Enfim chegou o dia 14 de junho e, com ele, o aguardado Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista. Neste ano, o tema foi “As mulheres nos caminhos da missão: nossa identidade, nossos desafios”.

Da sexta, dia 14, até o domingo, dia 16, mulheres metodistas de todas as regiões do país reuniram-se na Faculdade de Teologia para refletir sobre suas próprias identidades e relembrar seus papéis como cristãs e cidadãs do Reino.

O evento foi promovido pelo Centro Otília Chaves, da FaTeo, sob coordenação da professora Margarida Ribeiro, e Confederação Metodista de Mulheres (foto acima).


O primeiro painel, abrindo a programação do evento, trouxe a perspectiva bíblica e wesleyana da missão. A professora e pastora Suely Xavier falou sobre a história da Bíblia, explicando como o texto se formou, ao longo dos anos, e abordando sua importância como expressão da relação entre o ser humano e Deus. Ela também deu dicas valiosas de como a Bíblia pode ser estudada e divulgada de diversas maneiras na comunidade de fé.
Clique aqui para ver a apresentação.


O professor e bispo Paulo Ayres Mattos falou sobre a história do movimento  metodista, desde seus primórdios, destacando o chamado “Quadrilátero Wesleyano Brasileiro”, método que sintetiza o pensamento de John Wesley.   Como  caminho de aprendizado da Palavra de Deus, Wesley associou a  leitura da Bíblia, o raciocínio, a tradição e a experiência. Unidos, esses quatro elementos – Bíblia, Raciocínio, Tradição e Experiência – foram chamados pelos teólogos de “Quadrilátero Wesleyano”.  Na versão brasileira, incluiu-se mais um item: a criação, como expressão da criação divina. No quadrilátero brasileiro, os lados do quadrado são Criação, Raciocínio, Tradição e Experiência, tendo a Bíblia por elemento central, que une todos os outros.

Veja a apresentação clicando aqui.

O evento que começou com o elemento central do Quadrilátero Wesleyano – a Bíblia – seguiu abordando os outros elementos que fundamental a vivência cristã, segundo o pensamento de Wesley:

A pastora Cláudia Maria da Silva Nascimento falou sobre TRADIÇÃO.
Clique aqui.

A pastora e professora Blanches de Paula falou sobre RAZÃO.
Clique aqui.

A pastora Miriam Isabel Gallo do Amaral falou sobre EXPERIÊNCIA
Clique aqui.


A bispa Marisa de Freitas falou sobre CRIAÇÃO, citando o projeto “Amando a Criação de Deus”, que busca sensibilizar a Igreja Metodista acerca de seu protagonismo relacionado à natureza, assumindo que é parte da sua missão a preservação do meio ambiente, bem como estimular a prática de ações coerentes com esta fé.
Clique aqui para ver a apresentação.

 

Além dos estudos, as mulheres metodistas também compartilharam  momentos de criação artística, participando da oficina de colares artesanais  ministrada por Luciana de Santana, funcionária da FaTeo (acima, à esquerda) e da Noite Cultural, organizada  pelas participantes da Terceira e Quarta Regiões Eclesiásticas (acima, à direita).

Após a celebração de encerramento, a cargo das mulheres da 6ª Região Eclesiástica, a bênção final foi impetrada pela bispa Marisa de Freitas.

Fotos: Luciana de Santana/FaTeo

VEJA  MAIS FOTOS NA PÁGINA DO FACEBOOK DA FATEO

 

 

VEJA TAMBÉM:

Programação da Semana Wesleyana terá Encontro de Pastoras Metodistas

registrado em:

Caladas na Igreja? Mulheres e Igrejas nos dias de hoje. O tema da 61ª Semana Wesleyana, que ocorre na Faculdade de Teologia da Igreja Metodista entre os dias 21 a 25 de maio, é uma reflexão oportuna sobre a participação feminina no cotidiano da Igreja e uma homenagem às pastoras metodistas que celebram os 40 anos de instituição do ministério feminino ordenado na Igreja Metodista.

Como parte da programação da Semana Wesleyana ocorrerá o Encontro de Pastoras Metodistas, com palestras das bispas Joaquina Nhanala, de Moçambique, e Marisa de Freitas, do Brasil, além de momentos devocionais e de troca de experiências entre as pastoras.

As pastoras metodistas terão a oportunidade de fazer uma avaliação da caminhada ministerial ao longo destes 40 anos e, para isso, contam com um importante documento histórico: as palestras do I "Encontro sobre Ministério Pastoral Feminino",  realizado em outubro de 1976, na FaTeo.

- As palestras do I Encontro sobre Ministério Pastoral Feminino foram digitadas na íntegra e podem ser acessadas, em formato word, CLICANDO AQUI.

- VEJA TAMBÉM: A programação completa da 61ª Semana Wesleyana.

 

Família é tema do próximo Encontro Nacional de Mulheres

registrado em:

Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista

 

“As Famílias nos Caminhos da Missão”

 

“A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor”. (Isaías 61.9)

 

15 a 17 de Junho de 2012

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA!


 

V ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES A DISTÂNCIA 2012

Será no dia 14 de abril, agende-se!

Promovido pelo Programa de Extensão da Faculdade de Teologia e Centro Otília Chaves, o V Encontro a Distância vai aproximar mulheres metodistas de todo o país.  O curso, via satélite, ocorre em tempo real em diversos locais do país. Informe-se com a Federação Metodista de Mulheres de sua região e participe!

 

ENCONTRO NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE MULHERES METODISTAS

Mulheres de Atitude! Nos caminhos da missão... O lema instigante do Encontro Nacional de Capacitação para Mulheres da Igreja Metodista de 2011 demonstra a disposição das participantes em serem protagonistas de uma história construída, passo a passo, rumo ao Reino de Deus. O encontro, realizado entre os dias 10 e 12 de junho, foi uma oportunidade de diálogo e partiliha de experiências. Leia  mais clicando aqui!

 

  • COLETÂNEA "MULHERES METODISTAS BRASILEIRAS - MMB"

O Centro Otília Chaves, em parceria com a Confederação Metodista de Mulheres e Revista Voz Missionária, está lançando o livro Mulheres Metodistas Brasileiras (MMB), uma coletânea de relatos de Mulheres metodistas de todo o país que tiveram uma presença marcante e transformadora na Igreja e na Sociedade, e que aliaram uma vivência de piedade expressa nas obras de misericórdia, manifestando, assim, a ação pública da Igreja.

  • ENCONTRO NACIONAL DE MULHERES METODISTAS À DISTÂNCIA 2011

Mulheres ultrapassando fronteiras! Participe deste Encontro juntamente com as irmãs da sua comunidade local e do Distrito, e via internet vamos nos reunir em nível nacional para celebrar, orar e capacitar, visando o aperfeiçoamento da missão. Anote em sua agenda: o terceiro Encontro Nacional de Mulheres Metodistas à Distância será no dia 30 de abril de 2011, e o quarto está previsto para o dia 27 de Agosto de 2011.

Mais informações: e-mail: centro.otiliachaves@metodista.br

  • CONFIRA TAMBÉM COMO FOI O II ENCONTRO À DISTÂNCIA DE MULHERES METODISTAS!

CLIQUE aqui para ver como foi o encontro, realizado no dia 28/08/2010, com o tema: " Mulher e Direitos Humanos". Veja também as fotos de quem participou! http://www.metodista.br/centrootiliachaves/noticias/ii-encontro-nacional-de-mulheres-metodistas-a-distancia/

ENCONTRO VIA SATÉLITE

No dia 20 de março, ocorreu o Encontro Nacional de Mulheres da Igreja Metodista, patrocinado pelo Centro Otília Chaves.

imagens/encontro_nacional_2010_1.jpg

VEJA TAMBÉM:

ENCONTRO DE DIACONISAS DA CHÁCARA FLORA NA FATEO

MULHERES METODISTAS ORAM PELO HAITI

Desperta, Débora! O povo de Haiti precisa de você!

No calendário de oração das Mulheres da Igreja Metodista Unida, os textos bíblicos de 12 de janeiro, dia em que o Haiti sofreu um terremoto devastador, foram Juízes 5:12-21 e I João 5:13-21.

Uma semana depois, relendo esses textos à luz da minha conversa com a presidente das mulheres da Associação Evangélica na República Dominicana, me dou conta das Déboras que têm despertado e entoado um cântico de solidariedade ao povo do Haiti . Amancia Felix, presidente da Associação, visitou as mulheres haitianas nos hospitais na República Dominicana, lançou uma campanha na igreja para recolher alimentos e medicamentos, incentivou às mulheres a engajar-se nesta missão, tem procurado capacitação para mulheres e jovens intervir nesta situação de crise no Haiti e coordenado uma jornada de oração todos os dias às 6hs e 22hs com as sócias da Associação em todo o país.

Sabedoria e Testemunho - Iniciativa Missionária Regional das Mulheres Metodistas Unidas (E.U.A.) extende o convite de Amancia para você participar desta jornanda de oração e ação. Amancia nos convida a orar pelo povo do Haiti e que a ajuda humanitária seja feita com justiça e paz. Oremos também pelas irmãs haitianas e dominicanas para que sintam que não estão sozinhas; e que a força da nossa fé e esperança lhes possa a animar em este ser Débora.

A Divisão da Mulher está lançando em seu site sua campanha de solidariedade ao povo do Haiti (http://new.gbgm-umc.org/umw/). Juntamente com as mulheres de igrejas, organizações ecumênicas e da sociedade civil, e as mulheres sobreviventes do Haiti, juntas, todas seremos as Déboras do nosso tempo.

As convido a compartilhar suas orações e ações de solidariedade com o povo do Haiti. Se quiserem, podem enviar a este endereço eletronico - roliveir@gbgm-umc.org ou sabytest@gmail.com,

Paz,

Rosângela Oliveira Iniciativa Missionária Regional das Mulheres Metodistas Unida/JGMG - com mulheres na América Latina/ Sabedoria e Testemunho

Rosângela Oliveira Women's Division Regional Missionary - Latin America

Comunicar erros

CURSOS OFERECIDOS
X