Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria Pedagógica para Inclusão / Notícias / Metodista disponibiliza editais do Vestibular 2° Semestre em Libras

Metodista disponibiliza editais do Vestibular 2° Semestre em Libras

Pessoas com deficiência auditiva têm acesso às informações em vídeos

17/06/2016 19h55 - última modificação 06/07/2016 20h12

Metodista disponibiliza editais do Vestibular 2° Semestre em Libras

O acesso aos editais do Vestibular 2° Semestre da Universidade Metodista de São Paulo ficou mais fácil para pessoas com deficiência auditiva. Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis por meio de vídeos em Libras no Portal.

“A tradução do edital do processo seletivo para a Língua de Sinais é essencial para assegurar um sistema educacional inclusivo. Com ela o candidato surdo tem acesso na íntegra a todas as informações para seu ingresso na instituição”, comenta Nayane Cardoso de Souza Moraes, Assistente Pedagógica para Inclusão da Universidade.

Disponibilizar o edital em Libras está em conformidade com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência 13.146, de julho de 2015, que define acesso a informação por meios comunicacionais inclusivos.

Para garantir a acessibilidade de todos, a Metodista criou em 2005 a Assessoria Pedagógica para Inclusão, que promove atividades, treinamentos e ações que garantem o ingresso e a permanência de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e superdotação. 

“Isso promove uma mudança de perspectiva educacional, em que incluir não se limita a ajudar alunos e alunas que apresentam dificuldades na universidade, mas promove a construção da acessibilidade, física, comunicacional e atitudinal, e apoia professores, alunos e funcionários”, afirma Nayane.

Nessa semana, também foi implementada uma barra central no topo do Portal da Metodista. Ela tem a função de facilitar o acesso às ferramentas de pesquisa, ao rodapé e outras sessões do site. “Esse menu é importante para deficientes visuais que utilizam leitor de tela, pois facilita o acesso a um conteúdo específico sem precisar passar por todo o site”, explica o desenvolvedor web da Metodista Djeison Possamai.

Ele também conta que o Portal possui funções como aumento da fonte para quem tem baixa visão, alto contraste para pessoas com daltonismo e um sistema de leitura em Libras e áudio, que ainda passa por testes. “Adaptamos também o site para pessoas que têm mobilidade reduzida, pois eles não precisam usar o mouse para navegar no Portal”, completa. 

Ações Inclusivas

Entre algumas das ações da Assessoria Pedagógica para Inclusão, estão o Programa de Difusão de Libras, que visa promoção da Língua Brasileira de Sinais para toda a comunidade. A Universidade também insere intérpretes de LIBRAS em salas de aula e eventos, e os docentes recebem capacitação para lidar com as diferentes necessidades dos alunos.

A Universidade também disponibiliza a Biblioteca Digital Acessível, que possui um acervo digitalizado, em constante construção, e computador com software ledor de tela para que pessoas com deficiência visual possam utilizar o acervo bibliográfico do curso.

Os campi possuem rampas, elevadores, telefones para surdos, softwares ledores de tela nos laboratórios de informática, estacionamento para pessoas com deficiência e sinalização tátil com piso direcional e alerta, assim como mapas táteis.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , ,