Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Assessoria Pedagógica para Inclusão / Notícias / Assessoria Pedagógica para Inclusão agora é Núcleo de Acessibilidade

Assessoria Pedagógica para Inclusão agora é Núcleo de Acessibilidade

Conquistas para a área incluem mudança de nome e novo espaço físico

01/11/2019 14h55 - última modificação 05/11/2019 14h33

Núcleo de Acessibilidade agora está no Edifício Lambda

Criada em 2005, a Assessoria Pedagógica para Inclusão mudou de nome: agora é Núcleo de Acessibilidade, e ganhou espaço amplo para melhor atuação.

Segundo Nayane Moraes, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, a mudança ocorreu devido a antiga necessidade de adequação da nomenclatura nacional, pois a Política de Educação Inclusiva e instituições federais utilizam este termo. Ao adotar o mesmo nome, o atendimento e o respaldo pela legislação são facilitados; diante do MEC os processos também são viabilizados.    

Já a mudança física ocorreu para que a área ganhe mais visibilidade. A nova sala é maior e mais fácil de localizar. “É uma grande conquista, um direito adquirido. Agora está mais fácil de nos localizar e acessar o espaço. Até os alunos estão mais interessados! Como dá para ver a sala da praça central, eles vêm perguntar a respeito e já se interessam em incluir acessibilidade nos trabalhos acadêmicos, como, por exemplo, uma janela de libras numa reportagem para o curso de Jornalismo”, declarou a coordenadora.

Junto a esse crescimento veio também a mudança na Comunicação Visual, pensada com a área de Comunicação e Marketing da Educação Metodista, com intuito de tornar o Núcleo mais visível e acessível. Os ícones da decoração são grandes, um dos símbolos é de acessibilidade universal da ONU, outros representam algumas deficiências que são atendidas e a cor amarelo chama atenção inclusive de fora da sala.       

Sala do Núcleo de Acessibilidade

Quanto ao trabalho, já realizado há 14 anos, segue com a mesma estrutura e força. Com o ganho de visibilidade é possível ressaltar a importância e a necessidade da área e reforçar a cultura da acessibilidade para todos. Hoje o Núcleo atende deficiências físicas e transtornos globais de desenvolvimento (autistas), altas habilidades e superdotação, mas nada impede haver um crescimento e maior abrangência de atuação em relação às necessidades destes alunos, finalizou a coordenadora.

O novo Núcleo de Acessibilidade está localizado no Campus Rudge Ramos, Edifício Lambda, 1º andar, sala 316.

Horário de Funcionamento: 9h às 18h.

Contatos

Telefone: (11) 4366-5542

E-mail: assessoria.inclusao@metodista.br

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , ,
X