Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Arqueologia / Livros

Livros

1 - Arqueologia das terras da Bíblia

Na história da pesquisa bíblica, a arqueologia sempre tem tido papel determinante. Nas últimas décadas, com o desenvolvimento de novas técnicas, novos métodos e a inclusão de novas ciências, esse papel tem aumentado. As novas descobertas arqueológicas exigem dos estudiosos uma revisão ampla da compreensão dos textos bíblicos, particularmente no que diz respeito ao contexto histórico e literário. O livro trata dos principais sítios arqueológicos de Israel e alguns da Jordânia, sendo de excelente ajuda para estudantes, professores e também para peregrinos às terras santas terem uma informação prévia e concisa dos lugares a visitar.
Conheça mais

 

2 - A Bíblia, a arqueologia e a história de Israel e Judá

Nas duas últimas décadas, a arqueologia e as pesquisas literárias da Bíblia têm mudado a compreensão da história de Israel. Tanto que, em nossos dias, não é mais apropriado pensar Israel e sua história como única grande entidade nacional sob um único governo, mas como duas entidades distintas: Israel Norte e Judá. O marco é 722 a.C., quando a Assíria invade a capital Samaria. Só então Judá se torna independente do domínio do norte, se desenvolve e começa a escrever a história, incorporando e assumindo as tradições do norte como suas. Portanto, "desenterrar" a memória de Israel Norte é ainda uma tarefa longa, mas que este livro se propõe a iniciar: a história vista a partir de Israel Norte.

Conheça mais

 

 

3 - Arqueologia das terras da Bíblia II

Este livro é a continuidade de Arqueologia das terras da Bíblia I. Retoma alguns dos principais sítios arqueológicos ali tratados e apresenta outros novos, dentre eles: Tel Jezreel, Tel Rehov, Tel Pella, Tel Dã, Kuntillet 'Ajrud e Khirbet Qeiyafa. Na análise desses sítios, procura-se dar ênfase ao desenvolvimento de Israel Norte durante a Era do Ferro. O livro traz também entrevistas com dois importantes arqueólogos da atualidade: Israel Finkelstein e Amihai Mazar. Os dois apresentam um panorama geral dos principais avanços da arqueologia nas últimas décadas na região do Levante. O conteúdo foi enriquecido com uma viagem de estudos aos sítios arqueológicos pesquisados, da qual participaram estudantes e professores de Bíblia.Acompanhou-nos nessa viagem a Verbo Filmes, que elaborou o terceiro vídeo do que aos poucos está se tornando uma série: Arqueologia Bíblica III.
Conheça mais 

 

4 - Coélet e a Idolatria ao Dinheiro: Um Estudo do livro do Eclesiastes

Há muitas opiniões pessimistas sobre o livro do Eclesiastes. “Só uma singular vaidade ou uma rara inconsciência pode levar alguém a escrever sobre o Eclesiastes”, afirma Jacques Ellul na introdução de seu estudo. “É um livro estranho”, diz Haroldo de Campos: “parece um fragmento insurrecto, imbricado anacronicamente no ‘cânon bíblico’”. De fato, o livro de Coélet tem sido pouco entendido na história do estudo bíblico. Não é citado no Novo Testamento e somente é lido uma vez no anuário litúrgico católico. Porém, nos últimos anos esta imagem está mudando. Novas leituras vão resgatando sua importância. Lido a partir do contexto latino-americano, Coélet é compreendido. De “velho pessimista” passa a denunciante de injustiças, incitante à vida e utópico. Passa a profeta dos tempos modernos. Este despertar é resultante da sintonia que existe entre a realidade que vivemos, em particular na América Latina, e o contexto em que a obra de Coélet nasceu. Consideradas a distância e a enorme diferença que separa os dois mundos, acreditamos que as reflexões de Coélet podem trazer luzes que possibilitem avistar o horizonte da longa travessia e manter acesa a esperança, a utopia e a paixão.
Conheça mais 

 

5 - Unpueblo libre y sin reyes

Un pueblo libre y sin reyes. En este trabajo monográfico, José Ademar Kaefer se ocupa de la formación del pueblo de Israel. Su punto de partida es el estudio de dos textos, Gn 49 y Dt 33, tanto a nivel sincrónico como diacrónico.
Conheça mais 

 

 

 

 

6 - Dimensões sociais da fé do antigo Israel

A obra é uma homenagem ao eminente professor de exegese Milton Schwantes. Reúne 27 estudos de colegas, admiradores e alunos sobre temas conexos com os quais durante sua toda longa vida de pastor e de professor, Milton Schwantes tratou com originalidade e maestria. Os textos exploram os mais variados assuntos, lidos porém em seu detalhe, segundo a metodologia do homenageado. Tal leitura permite alcançar uma compreensão renovada da Bíblia, de tal sorte que a busca da maior fidelidade possível ao posicionamento dos autores, é o caminho para responder aos grandes desafios de hoje.
Conheça mais 

 

7 - As Cartas de Tell el-Amarna

As cartas de Tell el-Amarna, encontradas em um sítio arqueológico no final do século XIX e início do século XX, compõem um valioso material literário que revela as relações políticas e econômicas que existiam entre o Egito e os reinos da Mesopotâmia e de Canaã, no final do segundo milênio a.C. Por oferecer importantes informações não só sobre o Egito, mas também sobre os grandes reinos do Antigo Oriente Próximo, todo o material encontrado em Amarna tornou-se uma importante chave para compreendermos melhor a cultura pré-bíblica e a história dessa região, na qual teve origem o povo de Israel. Neste livro, o autor José Ademar Kaefer apresenta um rico estudo sobre as cartas de Tell el-Amarna, destacando para o leitor sua importância e seu valor histórico e traçando, por fim, uma possível correlação entre os acontecimentos relatados nessas correspondências e o surgimento de Israel.

Conheça mais

8 - Novelas Bíblicas

A novela bíblica é um gênero literário por excelência para o exercício da interação entre a comunidade que produziu o texto e a comunidade que o lê e o atualiza. Com suas cores próprias, a novela bíblica é um artifício popular que cresce em importância no período posterior ao exílio babilônio (538-145 A.E.C.). Ela assume o papel da profecia na defesa dos direitos do povo em Israel, mantém a esperança e aponta o caminho a seguir. Numa sociedade que cada vez mais centraliza o poder e a religião, a novela bíblica se torna o respiro do clamor popular. É nessa perspectiva que este livro apresenta as novelas bíblicas de José e seus irmãos, Jó, Rute, Cântico dos Cânticos, Ester, Daniel, Judite e Jonas.

Conheça mais

Comunicar erros

X