Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Arqueologia / Artigos / 2012 / Israel - Beerseba - B

Israel - Beerseba - B

Milton Schwantes

Localização e identificação

Houve quem quisesse identificar a Beerseba bíblica com o Tell es-Seba`/Tell el-Mexax. Hoje, afirma-se que esta cidade bíblica equivale à localidade conhecida como Bir es-Seba`.

Nahal Beerseba na confluência do Nahal (Hebrom?)

Escavações

As escavações das cavernas e rudimentares residências do calcolítico foram feitas na década de cinqüenta na área de Beerseba.

No tel as escavações foram feitas sob a orientação de Y. Aharoni de 1969 até 1975. Foram verificados os seguintes estratos e as seguintes épocas:

IX/ VIII Ferro I 13o-11o séculos casas isoladas e precárias, casebres, silos

VII Ferro IB 1050-1000 assentamento fortificado

VI Ferro IB ca. 1000 algumas edificações sólidas, mas aparentemente não fortificadas

V Ferro IIA 10o século uma cidade fortificada com fortes muros

IV Ferro IIAB final 10o século começo do 9o século restauração do estrato anterior (V), inclusive o forte muro

III Ferro IIB metade do 9o século até começo do 8o século cuidadosa reconstrução, muro de casamata

II Ferro IIB 8o século restauração do estrato III, destruição por Senaqueribe ca.700

I Ferro IIC 7o século tentativa de renovar a cidade do estarto II, do que se há de ter desistido em prol da edificação de uma cidade na área da Beerseba moderna. Em séculos posteriores, em tempos persas, gregos, romanos e árabes Beerseba também teve moradores.[1]

Beerseba na Bíblia

Significado do nome

Beerseba até aqui não está mencionada em textos egípcios. No hebraico a palavra é composta. Contudo, há dúvidas quanto a seu significado. Seguro é que a primeira parte da palavra se refere a be'er, a "poço". O sentido de xeba` permanece em debate. Seguidamente se correlaciona este xeba` ao número "sete"...[2]

História de Beerseba

Na área de Beerseba havia uma cultura sedentária na segunda metade do 4o milênio (3500 até 3000 a.c.). Os moradores de então, em parte, 'residiam' embaixo da terra, em cavernas e buracos, e, em parte, foram edificando casebre rudimentares. Plantavam e criavam ovelhas além de se dedicarem a fazer ferramentas de cobre. Esta ocupação da área de Beerseba não teve continuidade.

Até agora não se tem atestado pela arqueologia uma ocupação mais intensiva da área em torno de Beerseba na época do bronze (3150-1200 a.C.). Pelo visto no tempo dos patriarcas e das matriarcas, antes de 1200 a.C., não havia em Beerseba nem vila nem cidade.

Aliás, tão pouco se pressupõe nos textos grandes edificações em Beerseba em tempos dos patriarcas e das matriarcas.


[1] Veja a respeito Othmar Keel e Max Küchler, Orte und Landschaften der Bibel - Ein Handbuch und Studienreiseführer zum Heiligen Land, v.2 (= Der Süden), Benzinger/Vandenhoeck & Ruprecht, Köln/Göttingen, 1982, p.201-202.

[2] Confira a respeito Ludwig Köhler e Walter Baumgartner, Lexikon in veteris testamenti libros, Leiden, E.J.Brill, p.105.

Comunicar erros