Núcleo de Formação Cidadã estimula a reflexão e o agir social
Não basta adquirir conhecimentos técnicos para ser um bom profissional. Tão importante quanto essa perspectiva é ter percepção crítica da sociedade e identificar possibilidades de atuar de forma cidadã e social. Foi com esse princípio que a Universidade Metodista de São Paulo criou em 1999 o NFC (Núcleo de Formação Cidadã), em busca de formar profissionais que também estejam preparados para refletir e lidar com as diversidades do cotidiano da vida.
Projetos sociais, culturais e artísticos integram as atividades do NFC, assim como eventos que abrem espaço para que a cidadania se realize na prática. O coordenador do NFC, professor Oswaldo de Oliveira Santos Júnior, cita como exemplo a criação, em 2007, dos cursos de Formação Política e Cidadã para movimentos sociais, estudantes e comunidade, que ocorrem sempre no segundo semestre. Outra prática importante é a participação na "Semana pra Jesus", com presença de estudantes da universidade em projetos de ação comunitária todo início de julho. A ação ocorre desde 2.010.
Educação e arte são irmãs siamesas na Metodista, por isso desde 2012 o NFC implantou o Programa Práxis Cidadã. Ações como Capoeirando na Metô, Pé de Palavra e Teatro Comunitário são abertas à comunidade como parte dos projetos de extensão universitária e ocorrem ao longo dos dois semestres letivos. Outro exemplo é o EncontrARTE, encontro de contadores de história que já vai para seu quarto ano.