Muitas vantagens na Educação a Distância
Menor custo, flexibilidade de horários para estudar no momento mais interessante, acesso de qualquer localidade que tenha internet, geralmente com menor duração e -- o que é melhor – com a mesma qualidade do curso presencial e reconhecimento do diploma pelo MEC.
Não importa qual a motivação, fato é que a Educação a Distância (EAD) atrai cada vez mais estudantes brasileiros, crescendo a taxas de 30% ao ano. Calcula-se que 2 milhões de alunos farão curso on-line em 2017, segundo o Censo EAD Brasil. Sempre atenta às tendências educacionais, a Metodista é uma das instituições pioneiras na modalidade, introduzindo graduação e pós-graduação EAD em 2006. Ao carregar para a plataforma on-line a mesma qualificação de infraestrutura e de corpo docente dos cursos presenciais, a Educação a Distância Metodista foi logo reconhecida: recebeu nota máxima 5 da ABE-EAD (Associação Brasileira dos Estudantes de Ensino a Distância).
“Os cursos a distância atendem a uma demanda reprimida no Brasil, especialmente de quem não conseguiu matricular-se na educação superior imediatamente após o final do Ensino Médio. Além disso, há elevado número na população economicamente ativa de trabalhadores que precisam voltar a estudar, até mesmo para continuar a exercer seu trabalho. Isso significa procura por uma primeira ou segunda graduação e mesmo por pós-graduação lato sensu”, comenta o diretor nacional da Metodista EAD, professor Luciano Sathler.
São hoje quase 100 polos Metodista credenciados pelo MEC em todo o Brasil. Nos 10 anos de atividades entre 2006-2016, a Metodista alavancou a carreira de 21,2 mil profissionais, dos quais 7,3 mil em graduação, 1,4 mil em Integralização em Teologia e 12,4 mil em tecnologia. Na pós-graduação lato-sensu (especialização e MBA), foram 915 formandos.
Flexibilidade de horário
“A EAD permite maior flexibilidade de tempo, espaço e ritmo nos estudos, o que atende melhor à população adulta que, muitas vezes, já tem compromissos com a família e o trabalho que impedem frequentar cursos presenciais. O fato de os preços geralmente serem inferiores à modalidade presencial também colabora com esse fenômeno de democratização do acesso à educação superior”, completa professor Luciano.
Além de fácil acesso ao ambiente virtual de aprendizagem, o aluno Metodista é envolvido por uma equipe de especialistas: professor temático, professor auxiliar e monitores. O professor temático é o que prepara a aula, já que é responsável pelo tema da matéria que será exposta. O professor auxiliar mantém contato com os alunos no dia a dia para tirar dúvidas. Já os monitores, além de acompanhar o desempenho dos alunos, fazem a intermediação entre eles. O contato entre alunos e professores é on-line, seja por chat, email, fórum ou plantão, mas há também encontros presenciais semanal ou quinzenalmente nos polos de apoio, dependendo da graduação.
Semipresenciais
A grade tradicional da graduação EAD - composta pela maioria dos cursos de tecnólogos em Gestão e pelas 2ªs licenciaturas em Pedagogia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Matemática e Letras (Português e Espanhol) - foi acrescida em 2017 dos cursos semipresenciais. Mais uma vez é a Metodista pensando na necessidade de formação superior nos dias atuais e na facilidade de acesso ao ensino.
A novidade contempla cursos com 50% das aulas on-line e 50% presenciais a partir de 2018, além de novas graduações a distância: Gestão de e-Commerce e Marketing Digital, Gestão de Condomínios e Secretariado, com dois anos de duração, além de bacharel em Ciências Econômicas, com quatro anos.
A Metodista foi credenciada e autorizada em 2005 pelo Ministério da Educação para oferecer cursos a distância, conforme Portaria Nº 4.386, de 15 de dezembro daquele ano. O ato foi aditada pela Portaria Nº 1770 de 1º de novembro de 2006, ano em que deu início às atividades em plataforma on-line.
Veja o que dizem nossos ex-alunos:
“Fiz pós-graduação EAD em Marketing, que me surpreendeu muito positivamente, pois imaginei que o formato a distância fosse um pouco solitário. Porém, foi totalmente ao contrário. O Collaborate é uma ferramenta que faz os alunos se sentirem superpresentes e a aula é muito dinâmica, de forma que as dúvidas são tiradas na hora.
A qualidade das aulas também é indiscutível. O curso foi de grande valia para minha vida profissional. Já trabalhava na Pfizer Brasil quando me matriculei, porém tive uma promoção de nível de representante após o início do curso. Sou agora representante comercial III. Diversas aulas foram essenciais para meu desenvolvimento profissional, pois consigo colocar em prática o conteúdo apreendido e tenho novas visões do meu trabalho.
Agradeço aos orientadores do TCC, a todos os professores e à Metodista, por oferecer um curso tão bom no formato EAD, que ajuda muito quem tem dificuldades com horário”.
Luciane Oliveira, 34 anos, representante comercial III na Pfizer Brasil
“Já cursei Letras e Ciências Sociais na Metodista e agora faço Pedagogia EAD no Polo Guaianazes, em São Paulo. Os cursos me capacitaram a obter aprovação em concurso público e para executar minhas funções em sala de aula, pois o conteúdo curricular é rico e atualizado.
Leciono sociologia no Ensino Médio da Escola Estadual Aquilino Ribeiro desde 2009 e recentemente passei a exercer a função de professor coordenador-pedagógico.
Desde meu primeiro curso, percebi o comprometimento da Metodista com a qualidade de ensino. Não resisti e fiz a segunda graduação, que me permitiu o ingresso em concurso público. Agora estou na terceira graduação, também na instituição. O prazer de estudar nessa universidade faz com que eu queira sempre retornar. Vocês mudaram minha história profissional. Por isso ‘eu sou Metodista’”.
Evandro Marques, 33 anos, aluno de Pedagogia EAD