Ir para o conteúdo.

.
Você está aqui: Página Inicial / JBCC / Por dentro do maior Congresso de Comunicação da América Latina

Por dentro do maior Congresso de Comunicação da América Latina

Com datas marcadas, os congressos regionais da Intercom abrem chamadas para submissões de trabalhos.

16/03/2018 13h40 - última modificação 16/03/2018 14h18

Imagem de arquivo

Vittória Cataldo

Revisão: Flávio Santana 

Além de proporcionarem um ambiente de criação de redes pessoais e profissionais, os congressos acadêmicos acarretam conhecimentos e experiências àqueles que estão direta ou indiretamente na Universidade. Esses eventos se tornam pontos de encontro entre pesquisadores e estudantes de diversos locais do país e do mundo.

Há mais de 40 anos, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – Intercom reúne milhares de pesquisadores, profissionais e estudantes das diferentes regiões, permitindo um diálogo entre diferentes perspectivas em um congresso que se tornou o maior da América Latina.

A instituição foi criada em pleno período da Ditadura Militar e segundo relatos de participantes da época, houve a necessidade de reuniões as escondidas devido à censura que havia no período. Para o congresso chegar até hoje, foi fundamental o trabalho voluntário e a dedicação de inúmeros pesquisadores da área, especialmente representado pela figura do seu fundador, o professor José Marques de Melo.

Sônia Jaconi, professora da graduação da Universidade Metodista de São Paulo e organizadora da Intercom relata que os eventos regionais surgiram a partir dos simpósios regionais de pesquisas em comunicação, mais conhecido como SIPECs, que foram criados em 1998.

Com o intuito de valorizar esses encontros, em 2006 o Professor José Marques de Melo sugeriu transformar esses simpósios em congressos, devido principalmente ao aumento de participantes. Essa mudança trouxe algumas inovações importantes: os congressos regionais passaram a discutir o tema central do Congresso Nacional; houve uma padronização do processo de submissão e avaliação dos trabalhos.

Com a finalidade de examinar questões mais específicas e aglutinar pesquisadores no espaço que eles atuam cotidianamente, os congressos da Intercom lançam espaços que envolvem pesquisas produzidas por estudantes de comunicação social da graduação até a pós-graduação. As divisões temáticas abordam diversos campos da comunicação como jornalismo, relações públicas, publicidade, rádio, televisão, cinema, produção editorial e de conteúdo para mídias digitais e políticas públicas de comunicação, entre outros. 

O Intercom Júnior, por exemplo, configura-se como um espaço acadêmico criado para acolher trabalhos de estudantes de graduação em Comunicação e também de recém-graduados. As atividades acontecem no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom) e nos congressos regionais da entidade.

Na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (EXPOCOM), também destinadas a graduação, além de possibilitar que os alunos exponham seus projetos, premia os melhores trabalhos experimentais produzidos primeiramente na etapa regional. Logo em seguida, os vencedores concorrem a etapa nacional.

Este ano, os eventos regionais já abriram chamadas para submissões de trabalhos para todo o público da comunicação e áreas afins. O Congresso Nacional, que acontece entre os dias 2 e 8 de setembro, será realizado Universidade da Região de Joinville, em Joinville-SC, e se destaca com a temática “Desigualdades, gêneros e comunicação”.

Confira agora o calendário dos eventos de 2018 da Intercom:

 

INTERCOM NORTE 2018

Data: 22 a 24 de maio

Local: Unir – Vilhena (RO)

Coordenação: Sandro Colferai

INTERCOM SUL 2018

Data: 31 de maio a 2 de junho

Local: FAG – Cascavel (PR)

Coordenação: Laila Rotter Schmidt

INTERCOM SUDESTE 2018
Data: 7 a 9 de junho

Local: Fumec – Belo Horizonte (MG)

Coordenação: Sérgio Arreguy

INTERCOM CENTRO-OESTE 2018
Data: 13 a 15 de junho

Local: Estácio - campus TV Morena - Campo Grande (MS)

Coordenação: Juliana Feliz

INTERCOM NORDESTE 2018
Data: 5 a 7 de julho

Local: Uneb – Juazeiro (BA)

Coordenação: Andréa Santos

 

Para saber outras informações a respeito da chamada de trabalho, fique por dentro do site oficial do evento: http://www.portalintercom.org.br/eventos1/congressos-regionais/congressos-regionais-principal

Comunicar erros