Comunicação mercadológica em rede é tema de quinta edição da eCom
18/09/2015 17h47
Arthur Marchetto
O Coordenador Geral do evento, Daniel dos Santos Galindo, A Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado (eCom) chega a sua quinta edição sob a temática “Novos cenários da comunicação institucional e mercadológica em uma sociedade conectada”. O evento, que teve sua primeira edição em 2009, estuda os processos comunicacionais voltados à promoção do consumo, às percepções construtoras das imagens corporativas e das marcas, às mudanças comportamentais nos hábitos das organizações e de consumo e ao acesso dos novos suportes midiáticos utilizados pelo consumidor/cidadão.
comenta que o eCom é um importante espaço no campo comunicacional que promove “uma leitura mais crítica da comunicação de mercado”, além de fornecer espaço para pesquisadores e dar visibilidade para a atividade da área. “Comunicação com o Mercado não é uma área que tenha tanta produção”, diz Galindo. Daí a importância do eCom, que visa exatamente reunir pesquisadores voltados para esta área e dar espaço para apresentarem suas pesquisas, discutir os rumos da área e promover o contato de novas pessoas com a área.
Grupos de Trabalho
Neste ano o evento será composto por cinco Grupos de Trabalho (GT), três deles ligados diretamente à temática. O primeiro deles é o de “Comunicação e Consumo”, que discute como o consumo constitui em si um ato de comunicação. Já o GT “Comunicação de Mercado e Redes Sociais” debate a adaptação da unidirecionalidade da comunicação mercadológica para a multidirecionalidade nas redes e “Mídia e Inovações” aborda as novas maneiras de elaborar conteúdos comunicativos que contam com a participação de seus leitores, como via redes sociais, games ou aplicativos.
Por outro lado, o GT de “Cidadania e Sustentabilidade”, explica Galindo, é “necessariamente voltado para a reflexão do que se tem feito no mercado hoje”, uma vez que o discurso sustentável se torna recorrente no meio empresarial e é usado tanto por empresas que adotam esses tipos de práticas como as que não usam, gerando reações imediatas do público.
Por último, o evento destaca a produção dos alunos de graduação no GT “Iniciação Científica”. Como as atividades do evento são voltadas para pós-graduação, essa é a maneira pensada para integrar e valorizar a participação dos estudantes da graduação dentro das discussões. O professor Galindo reconhece que o caminho para a publicação da pesquisa do aluno que escolheu fazer uma iniciação científica é complicado, e o GT faz com que o estudante possa receber a avaliação da sua produção e melhorar seu crescimento.
O evento acontece no dia 28 de setembro na Universidade Anhembi-Morumbi, no Campus – Centro. As inscrições para participar como ouvinte estão disponíveis até o dia 21 de setembro por R$ 60 e o pagamento deve ser efetuado online, com as informações e programação completa disponíveis no site: http://portal.metodista.br/ecom/trabalho. A inscrição de trabalhos já está encerrada.