Evento discute comunicação de mercado em uma sociedade plural
14/10/2016 11h12
Arthur Marchetto
É comum encontrar estudos que, sob o rótulo da contemporaneidade, tentam definir e delinear as novas composições da sociedade. No entanto, a diversidade dos olhares pode gerar uma propagação de conteúdos que não tiveram tempo de ser maturados o suficiente, atrapalhando uma leitura mais profunda sobre a cotidianidade.
É visando refletir sobre como esses conceitos interferem nas relações da comunicação com o mercado que VI Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado (eCom) acontece, dia 31 de outubro, na Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), Campus Rudge Ramos. As práticas do mercado e de comunicação mercadológica tem deslocado suas ações cada vez mais para um novo ator no sistema comunicacional, o indivíduo coletivizado, e tomado iniciativas como o “marketing do um-a-um” ou o “micro marketing”.
Procurando responder perguntas como “como ouvir e responder à diversidade de públicos em sua dimensão pessoal e coletiva?”, ou “como conviver com a crescente postura do opinion-sharing dos atores conectados?”, o evento não perde de vista a multiplicidade de vozes e as tensões e distensões que apontam para novos olhares e comportamentos e discute as novas sociabilidades entre o capital social e capital reputacional.
As inscrições para trabalho estão encerradas, mas ainda é possível participar como ouvinte. Inscrevendo-se aqui até o dia 27 de outubro pelo valor de R$ 75. Confira abaixo a programação:
9h às 9h30 – Abertura do evento
Prof. Dr. José Marques de Melo – diretor da Cátedra Unesco/Metodista
Profa. Dra. Marli dos Santos – Coordenadora do PPGCOM – da UMESP
Prof. Dr. Daniel Galindo – Unesco/Metodista e coordenador do Ecom
9h30 às 10h10 – primeira palestra
Prof. Dr. Fabio Mariano Borges (PPGCOM - ESPM)
10h10 às 10h50 – segunda palestra
Profa. Dra. Renata Barreto Malta (UFS)
Intervalo: 10h50 às 11h10 (coffe break)
11h10 às 11h50 – terceira palestra
Prof. Dr. Marcos Nepomuceno Duarte (Mackenzie)
11h50 às 12h20 – fechamento
12h20 às 13h30 – almoço
13h30 às 17 horas – Grupos de Trabalho
GT1 – Comunicação e Consumo (Profª. Dra. Selma Felerico – ECOM/Mackenzie)
GT2 – Comunicação de mercado e redes sociais online (Prof. Dr. Alexandre Marquesi – ECOM/Umesp)
GT3 – Mídia e inovações (Profa. Ms. Raquel Prado – ECOM/Anhembi-Morumbi)
GT 4 – Cidadania e sustentabilidade (Profa. Dra. Karla Ehremberg –ECOM/Unasp)
GT5 – Iniciação científica (Profa. Dra. Vânia Braz Oliveira – ECOM/Univap)
VI Conferência Brasileira de Estudos em Comunicação e Mercado
Data: 31 de outubro de 2016
Local: Universidade Metodista de São Paulo, Rua Alfeu Tavares, 149 – São Bernardo do Campo (SP), Rudge Ramos, CEP 09641-000.
Inscrição: Até 27/10, R$75,00 (aqui).