Sobre o curso

A importância da área de Recursos Humanos cresceu muito nos últimos anos dentro das empresas. Isso porque não basta mais encontrar o pessoal certo e administrar seus direitos e deveres dentro da organização. Hoje, o RH é responsável também por estimular o bom desempenho dos funcionários e garantir que eles e seus familiares tenham qualidade de vida.

O curso prepara o aluno para atuar na área de Recursos Humanos em empresas de grande e médio porte ou consultorias, desde funções operacionais, como gestão da folha de pagamento, até questões estratégicas, como a gestão de pessoas e a gestão por competências.

 

O profissional

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e no gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos.

Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

 

Mercado de trabalho

No século XXI, o grande diferencial competitivo das organizações está em atrair e manter talentos. Equilibrando uma formação entre a psicologia e a administração geral, o perfil do tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atende a uma demanda crescente no mercado de trabalho por um profissional que conheça tanto os princípios para manter os talentos na organização, quanto as políticas de gestão de pessoas para atingir as metas organizacionais.

Além da atuação em organizações de médio e grande porte, o curso prepara o aluno para a consultoria de Recursos Humanos e para o empreendedorismo, com o objetivo de que o estudante tenha condições de desenvolver seu próprio negócio no suporte a pequenas e médias empresas.

O aluno aprenderá a utilizar um software de Gestão de Recursos Humanos, o que permitirá sua atuação na implantação e no treinamento de utilização do software. O alinhamento da teoria com a prática é um diferencial do curso.

 

Objetivos

O curso tem como objetivos:

  • Desenvolver os conhecimentos científicos e tecnológicos para o desempenho profissional e a colaboração para a construção de uma sociedade equânime.
  • Contribuir para o desenvolvimento e aproveitamento das tecnologias mais avançadas e também da pesquisa em áreas de inovação, sedimentando políticas de inclusão e desenvolvimento humano.
  • Desenvolver competências profissionais tecnológicas, gerais e específicas, para a gestão de pessoas e o atendimento às necessidades organizacionais.
  • Propiciar a compreensão e a avaliação dos impactos sociais, econômicos e ambientais resultantes da produção, gestão e incorporação de novas tecnologias e novas práticas de gestão de recursos humanos.
  • Incentivar o desenvolvimento da capacidade empreendedora e da compreensão do processo tecnológico, em suas causas e efeitos.
  • Promover a capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças nas condições do trabalho, bem como propiciar o prosseguimento de estudos em cursos de pós-graduação.
  • Educar para o exercício da cidadania.

 

 

Perfil do egresso

O Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos atua no planejamento e gerenciamento dos subsistemas de gestão de pessoas, tais como recrutamento e seleção, cargos e salários, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, rotinas de pessoal, benefícios, gestão de carreiras e sistema de informação de recursos humanos. Esse profissional promove o desenvolvimento de competências relacionadas ao comportamento nos níveis individual (motivação), de grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e organizacional (cultura, estrutura e tecnologias), catalisando os processos de elaboração de planejamento estratégico, programas de qualidade de vida do trabalho e avaliação do clima organizacional.

 

 

Competências e Habilidades

 O profissional egresso deste curso:

  • Conhecerá de forma geral o funcionamento dos vários tipos de organizações e suas particularidades em função da região e do ambiente competitivo em que atuam.
  • Conhecerá aspectos psicossociais das pessoas nas organizações seja no âmbito individual, de equipe ou da organização como um todo.
  • Conhecerá os princípios e o funcionamento dos principais sistemas tecnológicos utilizados nas organizações.
  • Terá competência para definir perfis e desenvolver os recursos humanos de uma organização.
  • Terá habilidade para a comunicação interpessoal e organizacional.
  • Será capaz de analisar o comportamento de indivíduos, equipes e da organização como um todo frente ao contexto, clima e cultura organizacional.
  • Será capaz de alinhar as políticas de Recursos Humanos à estratégia organizacional.
  • Terá habilidade e conhecimento para negociar e discutir as possibilidades frente à legislação trabalhista com funcionários e sindicatos.
  • Conhecerá os princípios éticos e filosóficos do trabalho e da vida profissional, bem como as conseqüências da não aplicação destes princípios.
  • Terá conhecimento dos impactos das suas ações sobre as demais pessoas, dos diversos departamentos, para a sobrevivência da organização a longo prazo.
  • Terá habilidades de gestão financeira no âmbito departamental e conhecimento para avaliar as ações de RH e seus impactos financeiros sobre a organização.
  • Saberá avaliar os impactos do ambiente sobre o futuro da organização.
  • Saberá interpretar e promover mudanças em sintonia com a missão e com os objetivos da organização, sabendo determinar e adequar os níveis de autoridade e responsabilidade associados a cada pessoa.
  • Desenvolverá as atitudes de auto-aprendizagem, empreendedorismo, senso de responsabilidade, discernimento, pensamento crítico, criatividade; espírito de equipe, cooperação, envolvimento e participação em iniciativas de interesse comum.
  • Identificará as próprias potencialidades e limitações.
  • Desenvolverá atitude corporativa fundamentada em princípios éticos de negócios e valores morais importantes para a sociedade.

 

 

Atuações para profissionais de Recursos Humanos

A construção de uma carreira profissional se faz ao longo do tempo. Esse caminho não é isolado, pelo contrário, a riqueza de seu trajeto está nas possibilidades de agregar a cada passo um momento único, uma experiencia nova, um conhecimento aprendido. Esse caminho percorrido agrega competências e maturidade ao longo dos anos, permitindo possibilidades e oportunidades de experimentar novas situações. Assim, atuar profissionalmente em uma ou várias carreiras é um ato de viver e não apenas de trabalho. Veja algumas profissões que serão preconizadas futuramente e as tradicionais para quem atua em RH:


Novas atuações

 

  • Conselheiro de aposentadoria 

Se a expectativa é que as pessoas vivam mais, esta é outra profissão deve se destacar a partir desta macrotendência. O conselheiro de aposentadoria é um profissional com habilidades de contabilidade, finanças e de gestão de carreira.

Formação em administração, contabilidade, economia e especialização em gestão de carreira são boas maneiras de se preparar para esta demanda.

 

 

  • Gestor de qualidade de vida 

Mapear riscos de problemas de saúde que colaboradores podem desenvolver e melhorar as condições do ambiente de trabalho - promovendo a busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

A formação acadêmica, de acordo com Vianna, pode ser abrangente, porque o que vai fazer a diferença na hora de garantir uma oportunidade como gestor de qualidade de vida é a experiência prévia no setor de recursos humanos.



  • Coordenador de desenvolvimento da força de trabalho 

A educação continuada é o foco deste profissional do futuro. 

As organizações já percebem a importância de seus colaboradores se aprimorarem e percebem que a educação continuada é o caminho.

É uma boa oportunidade para formados em Gestão de RH, Psicologia ou Administração e que tenham especialização com ênfase em gestão de pessoas.

 

  • Gestor de treinamento de varejo 

A questão do treinamento de funcionários é uma das grandes tendências das redes de Varejo.

O profissional deve entender as características locais para decidir a respeito das adaptações necessárias. Neste caso, a experiência no setor conta mais pontos do que a formação acadêmica do profissional.

 

 

  • Consultor de Sucessão

Sua especialidade está no desenvolvimento do plano de transferência de poder e autoridade dos gestores e administradores mais veteranos da empresa para profissionais mais jovens e mais contextualizados com o mercado futuro.

O objetivo é facilitar a transição e garantir que o empreendimento familiar seja perpetuado e mantenha a trajetória iniciada pelos fundadores.

Para atuar nessa área é necessário ter forte conhecimento em gestão em negócios, competências técnicas e culturais e habilidades relacionais.

 

Atuações tradicionais

 

  • Analista de Recursos Humanos 
  • Consultor de Administração Pessoal
  • Administrador Pessoal
  • Consultor interno de Recurso Humanos
  • Analista de remuneração e carreira
  • Consultor de carreira
  • Analista de T&D
  • Analista de benefícios e programas de incentivos
  • Consultor de facilities
  • Analista de qualidade de vida e saúde 
Comunicar erros

VALÉRIA CALIPO- COORDENADORA

Minicurrículo

 


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