Sobre o Curso

 

 

O curso de Ciências Contábeis da Metodista proporciona o desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e analítico, além de oportunidades para testar os conhecimentos em atividades práticas.

O estágio supervisionado permite realizar tanto diagnósticos empresariais como consultoria. O(a) aluno(a) pode participar do Programa de Formação Continuada do CRC-SP, participando dos cursos de curta duração, do Grupo de discussão do SINDCONT, do Programa CRC-Jovem e ainda apresentar trabalhos no Congresso de Iniciação e Produção Científica e no Seminário de Extensão, realizados anualmente na Metodista. Nossos alunos também participam das oficinas técnicas e seminários oferecidos pelo CRC-SP nas dependências da universidade.

 

O profissional


O profissional de Contabilidade formado pela Metodista possui sólidas competências exigidas para o exercício da profissão e, ao mesmo tempo, é preparado para enfrentar os desafios das contínuas e rápidas mudanças pelas quais passam a sociedade, o mercado de trabalho e as organizações.

O contador pode exercer com competência e responsabilidade a função que corresponda à demanda da sociedade graças à aquisição dos principais atributos:

Atributos de Natureza Humana: Senso de responsabilidade; capacidade de discernimento; capacidade para desenvolver pensamento crítico; agilidade de raciocínio e criatividade.

Atributos de Natureza Social: Espírito de equipe e cooperação; envolvimento e participação em iniciativas de interesse comum; capacidade de desenvolver críticas construtivas; capacidade de gerenciamento de trabalho e pessoas; consciência profissional e valores profissionais.

Atributos de Natureza Profissional: Visão conjunta das áreas de conhecimento pela profissão; domínio aprimorado de campos específicos da área profissional; atualização constante em áreas como legislação tributária, mercado de capitais, legislação trabalhista e informática; capacidade de auxiliar o processo decisório e percepção sobre a necessidade de contínua formação.


Mercado de trabalho


A complicada legislação tributária brasileira, aliada à expansão da economia, faz com que contadores éticos e competentes sejam requisitados por todos os tipos de empresas e organizações: desde multinacionais até os trabalhadores que deixaram de ser empregados para tornarem-se empreendedores e tiveram que abrir a própria empresa para prestar serviço para seus antigos empregadores, dependem da atuação dos contadores. Eles estão aptos para trabalhar com sistemas de informações contábeis e gerenciais, planejamento, coordenação, inventário patrimonial e os diversos demonstrativos contábeis exigidos pela legislação contábil vigente. Podem ainda atuar em campos específicos, como legislação tributária, trabalhista, previdenciária, societária e mercado de capitais.

O profissional formado em Ciências Contábeis pode atuar tanto em organizações privadas quanto pública e não governamentais. O mercado cria oportunidades para o contador como importante comunicador de informações indispensáveis para a tomada de decisões no âmbito dos negócios.

A profissão contábil tem assumido funções que expressam diversos benefícios à sociedade, principalmente quando estas funções implicam em menores riscos nos investimentos de empresários e negociantes e a melhor destinação dos recursos.

No curso de sua formação e no decurso de sua atuação, o contador deve se conscientizar de que a valorização se fundamenta, essencialmente, em dois pontos básicos ou duas condições: capacidade técnica e comportamento ético.

O contador, de modo geral, desempenha um papel importante nas negociações inter-regionais, assessorando, pesquisando e trazendo informações e elementos que assegurem o fluxo continuado de informações, que leva e auxilia a tomada de decisões racionais, profícuas e bem sucedidas.


Comunicar erros

ELIZABETH DE OLIVEIRA - COORDENADORA
elizabeth.jpg
Veja o minicurrículo

 


Receba informações de oferecimento sobre esse curso: