Você está aqui: Página Inicial / Edições Anteriores / 2016

Apresentação

A Reforma Protestante deu início a dinâmicas histórico-religiosas que tiveram consequências de longa duração na história do mundo moderno. As interpretações deste processo, não raro, ficaram marcadas por leituras ideológicas e confessionais, que produziram a cristalização de alguns aspectos, silenciando sobre muitos outros.

Em outubro de 2017, a Reforma Protestante celebra seu jubileu de 500 anos. Celebrações desta natureza costumam instigar a memória e aguçar a curiosidade, principalmente, quando se trata de eventos de grande impacto. A XX Semana de Estudos da Religião de 2016 inscreve-se neste amplo debate já em curso em diferentes continentes, de forma a instigar o aprofundamento do conhecimento crítico e construtivo, como enunciado no tema 500 Anos da Reforma Protestante: Críticas e Perspectivas.

As conferências e mesas de debate reúnem pesquisadores e pesquisadoras da religião de instituições de ensino superior no Brasil e de outros países, especializados em investigações trans(inter)disciplinares de fenômenos religiosos, favorecendo, assim, olhares plurais e o diálogo de diferentes lugares hermenêuticos. Quanto à própria Reforma Protestante, visamos à pluralidade dos acontecimentos que transparecem tanto mediante à diversidade das suas interpretações bíblicas, como das expressões plurais das suas espiritualidades e vivencias religiosas. Sua ênfase especial está focada naqueles aspectos hoje considerados mais radicais, porque desafiaram e continuam a desafiar as ordens estabelecidas, por questionar e rever os fundamentos da religião de cada época. Neste particular é necessário problematizar a relação entre os desdobramentos da Reforma Protestantes e sua relação com outras religiões, especialmente, a judaica e muçulmana, e as culturas nelas referenciadas.

Como sempre, também a XX Semana de Estudos de Religião abre espaço para Grupos de Trabalho, em geral coordenados por pesquisadores e pesquisadoras de outras instituições de ensino, com assessoria de professores e professoras do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da UMESP. Trata-se de um espaço plural, destinado à socialização de pesquisas em andamento, no campo dos Estudos da Religião, portanto, não restritos ao tema geral da Semana de Estudos.

Comunicar erros