Empresas cobram dos funcionários uso consciente das novas mídias
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Adrielle Munhoz Peres, Silvia Leite dos Santos, Angela Grecchi e Ubirajara Sascio
Foto: arquivo pessoal
Em meio aos desafios da era digital e do surgimento das novas mídias, as empresas estão cada vez mais atentas ao público interno. Elas procuram trabalhar o comportamento e a educação de seus empregados nas redes sociais, para evitar problemas que podem prejudicar o posicionamento da organização no dia-a-dia. Trabalhar o uso consciente destes meios, alinhado às diretrizes da empresa, pode contribuir para o fortalecimento de sua marca e reputação no mercado.
Segundo Giselle Stazauskas, Coordenadora de Social Mídia na Agência SINC Digital, “as empresas devem educar e orientar seus colaboradores sobre o que é uma mídia social, o que ela representa para a instituição e para ele próprio como profissional”. A assessora entende que instruir seus próprios funcionários quanto ao poder que uma mídia social tem e os impactos que ela pode causar no meio corporativo é uma forma de evitar problemas e reverter situações de crise. Para Giselle, “se o seu público gosta de você, ele pode até mesmo atuar em seu favor. Esse é o poder das mídias sociais.”
Giselle ainda acrescenta que o trabalho nas redes sociais é uma boa oportunidade para estreitar laços com os públicos, principalmente porque a internet é a principal fonte para se obter informação sobre uma empresa atualmente. “Se a empresa já mantinha um bom relacionamento com os públicos, ela deve manter essa postura nas mídias sociais, fazer canais para ouvir e dialogar e até mesmo assumir que errou, por exemplo.”