Convergência de Mídias muda realidade profissionais de comunicação
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Para o jornalista Fernando Vieira, não há como acreditar mais no “profissional que só faça o feijão com arroz do impresso”.
Andre Guilherme e Vinicius Santos
Foto:Vinicius Santos
Os profissionais de comunicação mudaram. Jornalistas que antes sentavam-se em frente a máquinas de escrever, agora dominam outros equipamentos e linguagens, como a Internet.
Para os usuários, pagar as contas, receber notícias em tempo real e jogar. A convergência de mídias traz a possibilidade de fazer isso e muitas outras coisas, em um só computador ou tablet.
Com tanta facilidade, essa tecnologia vem atraindo cada vez mais as mídias impressas. Jornais inteiros já podem ser lidos em celulares e iPads, e de graça. As atualizações das matérias e novidades do dia podem ser acompanhadas no site do veículo até a próxima edição. Para manter-se informado, o leitor não precisa mais do que um celular com Internet 3G ou Wi-fi.
Não foram só as mídias que mudaram, o profissional de comunicação também teve que adaptar-se às novidades. Segundo o jornalista Fernando Vieira, da IV5 - Inteligência em comunicação e marketing, diante de tantas mudanças, não há como acreditar mais no “profissional que só faça o feijão com arroz do impresso”. Segundo Vieira, o profissional precisa “ter noção de como aquele conteúdo que ele produz pode se desdobrar ou pode ganhar uma nova forma e parar no veículo on-line, por exemplo”.