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Programa de Visitas evidencia transparência nas organizações

Instrumento é utilizado por empresas para ampliar relacionamento com a comunidade

12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25

Visita à linha de montagem da VW

Amanda Velkof, Gabriella Santana, Fernanda Toth, Julio Melo

Foto: Volkswagen

As organizações utilizam ferramentas estratégicas de Relações Públicas com o objetivo de aproximar organização e comunidade através da política de portas-abertas. “O Programa de Visitas é utilizado pelas empresas como uma ferramenta de relacionamento e de fortalecimento de imagem frente aos diversos públicos de contato da companhia.”, afirma Fernando Campoi, gerente de Assuntos Institucionais da Volkswagen do Brasil. Mostrando suas operações, instalações, ambientes e forma de trabalho, a empresa expõe sua estrutura e posicionamento de mercado, o que é um meio de conquistar o público-alvo.

O profissional de Relações Públicas tem função essencial para a implantação e desenvolvimento dessa atividade. É ele o responsável por mapear a empresa para avaliar o que ela possui que possa ser mostrado, e o que precisa ser melhorado. “A principal ação é preparar a empresa para receber os visitantes com conforto e segurança, além de treinar pessoas para que transmitam informações relevantes sobre os valores, processos produtivos e produtos da empresa”, completa Fernando.

Ao treinar pessoas que serão as responsáveis por mostrar a empresa para os visitantes, ou no momento em que a visita acontece, transmitem-se os valores da empresa para que todos os incorporem. O público interno é multiplicador, e se eles estão satisfeitos com a organização, podem transmitir esses valores ao público externo. Para Fernando, “o principal retorno que o Programa de Visitas possibilita é a transmissão de uma imagem positiva da empresa no que diz respeito a qualidade dos processos produtivos e dos produtos que a empresa comercializa para os visitantes, que podem já ser clientes ou virem a se tornar no futuro”.

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