Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2011 / Novembro / Pessoal e Profissional se confundem e causam conflitos em redes Sociais

Pessoal e Profissional se confundem e causam conflitos em redes Sociais

No mundo dos relacionamentos virtuais é necessário cuidado ao tratar de assuntos profissionais nas redes

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Fabiana Kassabian e Natalie Perrela

Facebook, Twitter, Orkut, Linked in, as redes sociais tornam a vida das pessoas que compartilham seus pensamentos um livro aberto. É muito difícil determinar se a opinião expressada é a pessoal ou a profissional. O mais importante é respeitar a diferença entre nossos valores particulares e os que defendemos profissionalmente.

A diretora da empresa Tech House Soluções para eventos, Rita Figueiredo,  acredita que “é necessário cuidado na hora de postar algo profissional nas mídias sociais, as empresas de hoje em dia estão de olho no perfil virtual de seus funcionários” .

Sempre existiu uma linha tênue entre opiniões pessoais e obrigações profissionais, que parece estar diminuindo cada vez mais com o boom das mídias sociais. Encontrar o meio termo é um dos principais desafios, tanto do funcionário quanto da empresa. 

Algumas corporações, preocupadas com a conduta de seus profissionais no meio online, já produziram manuais de boas maneiras nas mídias sociais que determina a importância da separação entre perfil particular/profissional. Além disso, os manuais alertam para que a vida profissional/pessoal pode repercutir uma na outra digitalmente.

Como é muito difícil separar o perfil pessoal do perfil profissional em uma rede social deve-se evitar se expor em excesso, e buscar sempre divulgar conteúdos relevantes que valorizem o internauta como pessoa e como profissional. A Internet arquiva tudo, deve-se ter cuidado com o que se posta por aí. É sempre possível buscar um histórico sobre o passado de alguém na rede, o que pode ou não acabar comprometendo-o.

Comunicar erros