Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / RPCOM / Notícias / 2011 / Novembro / Carreira militar é opção para relações-públicas

Carreira militar é opção para relações-públicas

Forças armadas oferecem oportunidades de trabalho para a área

12/09/2011 17h23 - última modificação 08/08/2014 13h25

Tenente Beatriz Vilhena Saldanha, relações-públicas do Comando Militar do Sudeste

Ana Paula Savordeli, Beatriz Fiore, Camila Esteves, Danielle Militani, Flavia Carvalho, Leciane Anawati, Nicole Teixeira, Tabata Freitas, Tassila Castilho

Foto: Arquivo pessoal

O profissional de relações públicas atua em diversas áreas, e uma das carreiras é a militar, é possível trabalhar a comunicação das Forças Armadas.

A diferença nas atividades de um profissional de comunicação do exército, por exemplo, para outras organizações é o uso da farda, o porte de arma para acompanhar treinamentos ou plantões e a continência prestada. Além disso é obrigatório a realização de atividades físicas diariamente.

O ingresso nessa carreira é realizado através de concurso público, processo seletivo em etapas (prova, entrevista e prova física ex: corrida, flexão e abdominal). Ao ser selecionado o candidato passa por um treinamento de 45 dias para aprender a parte militar: tiro, atividade física, ordem unida-marcha, acampamento etc.

A Tenente Beatriz Vilhena Saldanha do Comando Militar do Sudeste – Ibirapuera São Paulo, formada em Relações Públicas pela FAAP, revelou que um dos maiores desafios é lidar com altas autoridades o tempo todo e os princípios de hierarquia e disciplina que são muito respeitados. “Nosso país é sempre sede de grandes reuniões e eventos militares internacionais (este ano tivemos os jogos mundiais militares no RJ em julho).”

Ela descreveu a Seção de Comunicação Social separadas em subseções: planejamento, imprensa, relações públicas, produção e expediente. O trabalho com RP na área de eventos, se caracteriza pelo mailing, atualização de banco de dados, envio de convites para as solenidades de datas comemorativas (dia do soldado, dia do exército, 7 de setembro entre outras), acompanhamento e recepção de comitivas de Forças Armadas de outros países, sendo uma espécie de guia turística pela cidade de SP.

A tenente ainda aconselha todos os estudantes de relações públicas, que independente da área que desejam atuar, nunca parem de estudar, seja com especializações, aprendizagem de outro idiomas etc. Para atuar em uma instituição militar, assim como as outras, deve se comunicar e falar bem, estar sempre bem informado e gostar muito de cerimonial, por ser rigorosamente seguido.

Comunicar erros