Buscapé Company inicia fase de reposicionamento de marca
12/09/2011 14h23 - última modificação 08/08/2014 10h25
Eduardo Caprara, Gabriela Baldi e Renan Duarte
Criadora do serviço de comparação de produtos e pesquisa de preços do site Buscapé, a Buscapé Company inicia uma nova fase marcada por um reposicionamento de marca, desenvolvido pela Ana Couto Branding & Design, empresa criada pela designer carioca Ana Couto. O trabalho foi iniciado em janeiro desse ano e teve como principais objetivos: a criação da plataforma da marca da empresa, a Buscapé Company; e a revitalização e o posicionamento do comparador de preços Buscapé.
Segundo Ana Couto, seis reuniões conjuntas com o comitê executivo da empresa foram realizadas desde o início de 2011. Na primeira fase do projeto, foram analisados o diagnóstico da marca, como ela era percebida no mercado e o posicionamento dos concorrentes, entre outras avaliações. “Identificamos que a companhia, como imagem institucional, não era muito clara. Tanto o serviço de buscas como a Buscapé Company tinham a mesma cara e só o primeiro sobressaia”, disse. ‘’Por esse motivo, criamos uma marca mais institucional para o grupo, que tem público alvo específico, entre eles os varejistas. Assim, a Buscapé Company passa a existir como uma marca muito forte, representando as suas várias estratégias’’.
Para o site comparador de preços, a revitalização foi necessária para que a marca estivesse em sintonia com o crescimento que o buscador apresentou nos últimos anos. “O site cresceu e se firmou como líder, mas não se repensou como marca. O próprio mercado digital evoluiu bastante e era preciso modernizar o antigo logo. As cores amarela, preta e vermelha foram mantidas, já que eram seus grandes atributos. Aproveitamos o forte nome e criamos uma marca que tivesse uma propriedade única, ligada diretamente a ele, que é a pegada de um pé”, afirmou Ana Couto.